Pedir desculpas para as crianças também é importante

Resultado de imagem para "Pedir desculpas para as crianças também é importante"

Pedir desculpas às crianças é saber como dar um exemplo. No entanto, há muitos pais que a evitam entendendo, talvez, que, como adultos, devem projetar uma imagem de infalibilidade, que demonstrar a seus filhos que eles se enganaram em algum aspecto reduz sua autoridade e credibilidade. Assumir essa ideia é uma maneira óbvia de educar na irresponsabilidade; um fato mais do que importante, no qual todos devemos refletir.

Se há algo que tentamos alcançar como pais, mães ou educadores, é que os pequenos compreendem o quanto antes a importância de pedir perdão. Nós exigimos quando eles fazem algo errado, quando mentem, quando eles agem em impulsos e acabam fazendo algo imprudente ou desrespeitoso. Saber pedir desculpas é “o primeiro do jardim de infância” e é assim que tentamos transmiti-lo.

Promover esse comportamento desde cedo torna mais fácil para eles considerar as perspectivas de outras pessoas, assumir a responsabilidade por suas ações e, pouco a pouco, ser capaz de regular seu comportamento. No entanto, esse comportamento nem sempre é integrado a eles tanto quanto gostaríamos, e a razão muitas vezes é óbvia: nós, adultos, exigimos algo que nós mesmos não cumprimos.

Não o fazemos porque nos deixa desconfortáveis, porque gera certo sentimento de vergonha quando nos mostramos diante das crianças como pessoas capazes de cometer erros. Apesar disso, devemos entender algo essencial: isso melhora o relacionamento com eles e contribui para a sua educação.

A importância de se desculpar com as crianças

Para entender a importância de saber como pedir desculpas às crianças, vamos pensar por um momento, em todas as vezes que alguém nos machucou, ofendeu ou mentiu e não recebemos nenhum pedido de desculpas por esse comportamento. A sensação é dolorosa, não há dúvida, e o que é pior, geralmente deixa uma daquelas marcas indeléveis que nem o tempo apaga.

Bem, sabendo que algo assim causa sofrimento, imagine a experiência interior de uma criança quando quem falha é um cuidador principal, um pai, uma mãe, um avô … A contradição e o sofrimento podem ser maiores. Da mesma forma, se uma criança nunca ouviu a palavra ‘sinto muito’ da sua família, ele vai entender o seguinte:

. Estar em uma posição de autoridade significa nunca ter que se desculpar.

. As pessoas danificam seus relacionamentos e nada acontece. Não há necessidade de pedir perdão quando o dano é feito.

É realmente permissível ou mesmo compreensível passar essas idéias para nossos filhos? Evidentemente não. Se há algo que devemos saber é que devemos trabalhar com eles a importância de se desculpar desde cedo. Assim, estudos como o realizado pelo Dr. Craig E. Smith na Universidade de Cambridge Psychology nos dizem que aos 4 anos a criança já entende perfeitamente as implicações emocionais de um pedido de desculpas.

O que ensinamos a uma criança quando nos desculpamos?

Existem comportamentos contagiosos. Os comportamentos pró-sociais têm a capacidade de infectar um grande número de emoções e sensações capazes de gerar mudanças. Isso significa que o ato de saber se desculpar com as crianças quando a situação assim o exige, contribui para dar ao mundo pessoas mais dadas à cooperação, respeito e convivência. Portanto, o que nós ensinamos a eles com este gesto é o seguinte:

. Faça-os ver que todos nós cometemos erros, grandes e pequenos. E tudo por sua vez, temos a obrigação de reconhecer o que fizemos de errado para reparar essa situação.

. Todos nós sentimos um certo embaraço quando se trata de pedir desculpas. Mas fazer isso é um ato de responsabilidade que gerará um grande bem-estar depois.

. Quando pedimos perdão, a outra pessoa se sentirá melhor e isso é sempre bom e necessário. Porque no final, o bem-estar do outro também vem para nós e todos nós ganhamos.

Quando os pais devem pedir perdão aos seus filhos?

Por mais impressionante que possa parecer, há muitas situações em que é necessário pedir desculpas às crianças. São as seguintes:

. Quando fazemos uma promessa que não cumprimos.

. Quando nós gritamos para eles. Esta é, sem dúvida, uma situação muito comum; Em momentos de estresse é comum perder os nervos e levantar a voz sem querer. Esse comportamento é algo que devemos evitar e, portanto, é necessário pedir desculpas.

. Vamos pedir perdão quando nos esquecemos de algo que eles estavam entusiasmados.

. Quando algo inesperado acontece e não podemos gastar tanto tempo com eles quanto gostaríamos.

. Precisamos pedir perdão quando estamos errados com alguma coisa, quando os ofendemos em algum aspecto pequeno.

Como se desculpar com uma criança?

Saber pedir desculpas a uma criança de forma correta e eficaz também requer certa habilidade, sensibilidade e inteligência. Não basta apenas pedir perdão, devemos fazê-lo da maneira correta. Estas são algumas diretrizes.

. Uma criança pode se sentir mal com algo que parece insignificante para nós. Não devemos subestimar suas emoções. Portanto, devemos reconhecer o que fizemos de errado, dar importância e pedir desculpas sinceramente.

. Na hora de pedir perdão a uma criança, é necessário explicar as razões concretas pelas quais a fazemos. Peço desculpas porque prometi que iríamos ao cinema e não o fizemos. Mamãe mudou seu turno e teve que ir trabalhar. Eu queria manter minha promessa, mas não foi possível e peço desculpas por isso.

. Por outro lado, há um fator importante: imediatismo. Assim que percebemos que fizemos algo errado com nossos filhos, não devemos esperar pedir perdão. Sua frustração e decepção não devem ser estendidas e, portanto, devemos reparar essa situação.

. Por último, mas não menos importante, daremos a você nosso compromisso de que isso não acontecerá novamente. Fazer isso, dizer a eles que vamos melhorar nosso comportamento e nos preocupamos com eles, é uma forma de modelar, dar o exemplo e inspirá-los a fazer o mesmo e aprender conosco.

Para concluir, ser capaz de dar o exemplo e ensinar o valor do perdão de maneira cuidadosa e precisa nos ajudará indubitavelmente a criar uma sociedade mais humana e respeitosa. Vamos, portanto, promover esse comportamento.

Artigo escrito por Valeria Sabater para o site lamenteesmaravillosa
Imagem de capa: Pexels
CONTI OUTRA