Alunos projetam aspirador que suga microplásticos das praias, deixando a areia intacta


Manter as praias livres de lixo e resíduos plásticos é um dos problemas mais difíceis, mas o mais complicado é coletar os milhões de pequenos microplásticos impossíveis de coletar e separar da areia.


Felizmente, um grupo de estudantes de engenharia conseguiu desenvolver um novo aspirador de pó que pode coletar microplásticos sem remover a areia da praia.
12 estudantes canadenses da Universidade de Sherbrooke, em Quebec, construíram um aspirador especial, chamado Hoola One, como um projeto de classe em busca de uma solução eficaz para limpar as praias.

“Fizemos uma pequena pesquisa e percebemos que não havia uma máquina em todo o mundo para fazer esse tipo de trabalho”, disse o co-fundador da Hoola One, Sam Duval. “Então nós dissemos: ‘Nós vamos inventá-lo’ e nós fizemos isso.”

Usando uma mangueira, a máquina suga o plástico e a areia e despeja tudo em um enorme tanque de água. Como as rochas e a areia são mais pesadas que o plástico, elas afundam no fundo do tanque e depois são jogadas de volta à praia. Enquanto isso, os microplásticos flutuam na água, facilitando sua coleta.

Para checar a máquina, os estudantes viajaram para a praia de Kamilo, no Havaí, uma praia conhecida por estar entre as mais sujas do mundo.

A equipe foi bem sucedida em seus testes e deixou o aspirador Hoola One na ilha como uma doação para a ilha.


 
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução/Nation.

CONTI OUTRA