Vou de Bike: Câmara aprova campanha de incentivo ao uso de Bicicletas

Resultado de imagem para bicicleta em Natal rn"
Imagem: Canal Bike é Legal Vídeo Aqui

A importância do uso da bicicleta tanto no âmbito esportivo como para meio de transporte foi o destaque da votação na Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Natal. Dentre os projetos apreciados, desta vez em segunda discussão, os parlamentares aprovaram a instituição da campanha "Vou de Bike" e concedeu o Selo Empresa Amiga do Ciclista. O Projeto de Lei teve propositura do vereador Franklin Capistrano (PSB) e agora segue para aprovação do Poder Executivo Potiguar.

A matéria teve subscrição da vereadora Divaneide Basílio (PT) que destacou a importância da iniciativa para a cidade do Natal. "Precisamos valorizar a utilização da bicicleta e fortalecer a existência das ciclovias. E assim, com a campanha, já se abre o debate para que a cidade tenha mobilidade urbana e valorize também os ciclistas e o ciclismo como um todo. Precisamos fazer com que a sociedade respeite o ciclista. Então, aprovar este projeto é o mesmo que aprovar uma campanha de educação no trânsito", disse.

A ideia é estimular as empresas a promoverem a utilização da bicicleta por seus funcionários e clientes como meio de transporte mais saudável e eficiente. A empresa que participar da campanha "Vou de Bike" receberá o Selo Empresa Amiga do Ciclista que pode ser usado nas suas peças publicitárias.

O vereador Raniere Barbosa (AVANTE) também subscreveu o texto e apontou a importância da sua aplicação. "Fazer com que as empresas tenham contrapartida ao receber o Selo estimula a utilização da bicicleta como meio de transporte/locomoção. É uma iniciativa muito válida e como muitos benefícios para toda sociedade", concluiu.

Na sequência foi aprovado o Projeto de Lei nº 262/2019 que reconhece de Utilidade Pública Municipal a Associação Nacional de Pilotos de Competição (ANPC). A matéria tem proposição de Dinarte Torres (PMB) e visa, entre outros, valorizar os pilotos de Kart em Natal.

"Eles têm levado crianças do Bairro de Mãe Luiza, do Passo da Pátria e de outras comunidades para a prática do kart e as crianças recebem a oportunidade de realizar o sonho de praticar o esporte. Receber o título de utilidade é o primeiro avanço para a concretização de um outro sonho, que é a construção do kartódromo de Natal, que vai gerar mais emprego, renda e fomentar o turismo automobilístico", discorreu o vereador.

No último mês de outubro uma audiência pública proposta pela Frente Parlamentar em Defesa da Gestão Pública da Câmara Municipal debateu a permanência do kartódromo de Natal na área da Arena das Dunas. O antigo kartódromo, aberto desde 1989, foi desativado em 2013 para a construção do estádio para a Copa do Mundo de 2014.

Os vereadores também aprovaram PL do vereador Raniere Barbosa que traz o reconhecimento de utilidade pública para a Organização Atitude Social e Ambiental (OASA). A entidade, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, foi constituída em 2 de abril de 2017, com caráter de defesa de direitos sociais, em especial ao atendimento de criança e adolescentes carentes, oferecendo reforço escolar, aulas de idiomas, artes e esportes no geral.

Por: Salvina Miranda