Síndrome de ASIA (síndrome autoimune-inflamatória induzida por adjuvante)

Foto: Pixabay (Silvia Rita)

Resumo: Síndrome ASIA é uma abreviação do inglês de “síndrome autoimune induzida por adjuvantes”, podendo o silicone das próteses mamárias atuar como adjuvante. Não há exame laboratorial ou de imagem que seja capaz de diagnosticar a síndrome. Diagnóstico é feito por meio do preenchimento de critérios clínicos maiores e menores12. A relação da prótese de mama e Síndrome ASIA ou doenças reumáticas ainda é inconclusiva.

A Síndrome de ASIA (síndrome autoimune-inflamatória induzida por adjuvante) é um conjunto de simtomas que foram descritos no ano de 2011 por Yehuda Schoenfeld e consiste em desenvolvimento de doenças autoimunes em indivíduos geneticamente predispostos como resultado de exposição a adjuvantes (substâncias estranhas ao organismo que provocam reação imunológica). Essas substâncias já foram descritas há alguns anos e algumas delas são: fragmentos infecciosos, hormônios, alumínio e recentemente vem se destacando o escaleno, óleo obtido de tecido de tubarão e usado nas vacinas anti-influenza disponíveis no país.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apesar de ser uma condição muito rara, o silicone tem sido considerado uma dessas substâncias, podendo desencadear reação imunológica e manifestações semelhantes à de algumas doenças reumáticas, sendo os sintomas mais comuns relacionados a fadiga crônica, dores articulares e musculares, boca e olho seco e algumas manifestações neurológicas. A presença de autoanticorpos contra o silicone e alguns HLA (Antígeno Leucocitário Humano) específicos, responsáveis por apresentar os antígenos ao sistema imune, podem indicar o desenvolvimento da doença.

Com informações de Saúde Today