Diário Turismo: Festivais Gastronômicos agitam o Nordeste

Diversidade cultural e culinária presentes na Bahia são destaques dos eventos

A Bahia é muito conhecida por seus temperos fortes e marcantes. A diversidade gastronômica presente nas raízes culturais do estado são um prato cheio para os amantes de uma boa comida e o Sebrae-BA está apoiando a realização de diversos Festivais Gastronômicos pelo estado com o intuito de valorizar e disseminar toda esta riqueza culinária. Além de serem realizados em verdadeiros paraísos turísticos, os eventos têm opções para agradar a todos os gostos. Confira:

3º Festival Esquina do Mundo em Arraial d'Ajuda

O Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro, recebe a 3ª edição do "Festival Esquina do Mundo" entre os dias 13 a 30 de novembro de 2021. O tema deste ano é Cozinha Fusion - Gastronomia que une pessoas e culturas.

Os estabelecimentos participantes devem apresentar um novo prato utilizando uma mistura de técnicas, ingredientes e escolas gastronômicas de várias etnias em uma única receita. O prato inscrito será comercializado nos estabelecimentos participantes. O evento é dividido nas categorias prato principal, lanches ou petiscos, sobremesas e drinks.

A realização é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- ABRASEL, e correalização da Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Turismo, SEBRAE e SENAC.

Mais informações em: Home » Esquina do Mundo (gastronomiadajuda.com.br)

4º Festival Gastronômico Sabores de SAJ em Santo Antônio de Jesus

A cidade de Santo Antônio de Jesus, considerada a capital do Recôncavo Baiano, recebe o "Festival Gastronômico Sabores de SAJ" entre os dias 18 e 30 de novembro para celebrar a essência da gastronomia local. O tema de 2021 é "Gastronomia de Raiz" e os estabelecimentos participantes devem apresentar um prato com ingredientes relacionados a comida de tabuleiro e a ingredientes típicos locais como a mandioca, clássicos fortemente presentes na culinária baiana.

O Festival terá quatro categorias: Prato Principal, Comida de Boteco, Lanches e Doces e Sobremesa. Os estabelecimentos poderão se inscrever em até duas das categorias, desde que sejam categorias diferentes. O evento é realizado pelo SEBRAE-BA, Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, Sindibarh, SENAC, Sincomsaj e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- ABRASEL.