Governo inaugura Centro Estadual de Educação Profissionalizante em Macaíba

Imagem: Elisa Elsie

O Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) de Macaíba foi inaugurado nesta segunda-feira (25) pela governadora Fátima Bezerra. A escola, denominada professora Amazonina Teixeira de Carvalho, está localizada no Conjunto Manoel Dias, bairro Mangabeira, e atende inicialmente 145 estudantes em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio em tempo integral. Os cursos têm duração de três anos.

"Fazemos hoje a entrega oficial de mais uma escola com instalações adequadas e bem equipadas para proporcionar formação de qualidade aos nossos jovens, atendendo o mercado de trabalho, com a definição dos cursos oferecidos e debatidos com a sociedade", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Com área construída de 5,5 mil metros quadrados, a unidade contou com investimento de R$ 10,9 milhões – recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do Governo do RN. A escola, que já está em funcionamento, teve projeto integrado ao programa Brasil Profissionalizado e oferta os cursos técnicos de Informática e Planejamento e Controle da Produção.

O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, declarou que a escola é conquista do Governo, dos estudantes, professores e da sociedade como um todo. "Vamos formar os jovens para o trabalho e para a vida. Temos o Governo de uma professora que valoriza a educação, cumpre a lei e os compromissos assumidos", disse. Ele acrescentou que, no início da atual gestão, o CEEP de Macaíba estava com apenas 20% das obras executadas. "Com a orientação da governadora e muito trabalho concluímos os serviços e estamos entregando a escola à comunidade."

Diretor do CEEP, o professor Rômulo Stanrley, considerou a inauguração "um momento histórico. Aqui vamos formar profissionais aptos para o mercado de trabalho em Macaíba e todo o Estado". Para o prefeito Emídio Junior, a entrega da escola marca a história de Macaíba. "Esta escola tem estrutura completa para educação de qualidade proporcionando formação e qualificação profissional para nossa juventude. Somos parceiros do Governo do Estado, inclusive para o transporte escolar", declarou.

O Centro é a primeira escola de ensino médio em tempo integral, mantida pelo Estado, com oferta de educação profissional no município. A projeção é que nos próximos anos, 2023 e 2024, haja progressão no número de estudantes com a abertura de mais 4 turmas a cada ano para que a unidade funcione com sua capacidade máxima, 12 turmas.

Os CEEPs seguem padrão concebido dentro do programa Brasil Profissionalizado do Ministério da Educação, com 12 salas de aula, biblioteca, bloco pedagógico/administrativo, bloco de serviços e de vivência, bloco de ensino profissionalizante, laboratórios de física, matemática, química, biologia, línguas e informática, auditório, ginásio poliesportivo, salas para os professores e direção, banheiros, cozinha, cantina, refeitório, estacionamento e guarita.

Falando em nome dos estudantes, a aluna Rana Mesquita externou: "Aqui enxergo a possibilidade de mudança na qualidade de vida e de futuro para mim, para meus colegas e para os estudantes que virão."

Filha da professora Amazonina Teixeira, Paula Teixeira lembrou que ela sempre foi defensora da educação e da escola pública de qualidade. "Minha mãe foi uma mulher dos anos 30 que chegou ao posto de mestre, quando a maioria cuidava da casa. Ela sempre teve grande dedicação à educação e é exemplo para todos nós."

Representando a Assembleia Legislativa, o professor e deputado Francisco Medeiros, avaliou o CEEP como um equipamento relevante para o município e para a educação estadual. "Esta escola, por sua qualidade e estrutura, eleva a autoestima de todos nós", frisou.

Acompanharam a governadora os secretários de Estado Gustavo Coelho (Infraestrutura, Projetos e Metas de Governo e coordenador do Programa Governo Cidadão), Francisco Araújo (Sesed), Daniel Cabral (Comunicação), Sílvio Torquato (Sedec), João Maria Cavalcanti (Semarh), Carlos Cerveira (Controlador Geral do Estado), Procurador-geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, adjunto da Sesed, Osmir Monte, adjunto da Sape, Marcelo Junior, adjunta da Seec, Márcia Gurgel, representante da delegada geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, delegada Maria do Carmo, Comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, Larissa Dantas, presidente da Potigás, Rodrigo Maranhão, presidente da Emparn, comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, Fábio Henrique, diretor da FJA; o diretor da AGN, Juliano Porciúncula; e diretor administrativo da Ceasa, Eduardo Costa.

Também participaram do ato o presidente da Câmara Municipal de Macaíba, vereador Denilson Gadelha, vereadores, empresário Luiz Antônio Lacerda, vice-presidente da Fecomércio e secretários municipais.