O Orkut vai voltar?

orkut quando foi criado, foi desativado em 2014, ano de lançamento 2004,
Imagem do site do Orkut

Uma mensagem que segue postada no site oficial do Orkut (que saudade) mostra uma possível volta da rede social que foi criada em 2004 e encerrada em 2014, possivelmente após o crescimento do Facebook. 

Mesmo que não seja recente, a postagem criada supostamente pelo idealizador da plataforma, Orkut Büyükköktendeixa a entender que irá retornar com o serviço em breve, mas de uma maneira que intensifique as relações de amizade e não de ódio. O Orkut fez parte da vida de muita gente e em tempos de "hegemonia" da META é uma excelente oportunidade para que outra rede social tome o espaço e que os usuários e empresas fiquem mais à vontade e seguros em manter seus negócios lá. 

Isso mesmo. Algumas empresas não se sentem seguras em manter seus perfis, e explicamos:

Acontece que existe um algoritmo por trás do facebook e do instagram que muitas vezes pode atrapalhar mais do que ajudar as empresas a divulgarem seus trabalhos e, pior, muitas vezes supostamente robores fazem análises errôneas e derrubam perfis sem que o dono consiga reivindicar, ou até contas de negócios banidas permanentemente, entre outras coisas, ocasionando o que a gente chama de uma suposta "morte virtual".  

Essa morte virtual é que uma empresa, que trabalha tanto para ter um espaço nas plataformas da "Meta", são impedidas de divulgar e sabem, que o tráfego, hoje, é mais voltado para modelos usando Redes Sociais. 

E os sites, não seriam uma alternativa?


Os antigos sites ficaram quase que obsoletos justamente pelo fato das redes sociais principalmente instagram e tiktok, por exemplo, terem criado um ambiente mais voltado para que os usuários se mantivessem na plataforma, o que, em geral, é uma verdadeira guerra contra o domínio dos sites. Quando uma empresa ou cidadão tem um site, ele é "dono" dele, mas quando tem um perfil na rede social, qualquer coisa que aconteça com esse perfil, mesmo que de forma mal avaliada, o usuário pode perder, sem dó nem piedade. 

A volta do Orkut

Muitos desejam a volta do saudoso Orkut, justamente para ter um espaço mais tranquilo, bem como esse fato por alertar às empresas da Meta, por exemplo, para cuidar dos seus "pupilos" (usuários) ou oferecer mais condições de ter acesso a suportes para solucionar problemas, diminuir o peso de erros de interpretação de regras da comunidade, ou dar mais importância aos novos e emergentes perfis do que somente aos "famosos", afinal, quem tem condições de contratar advogados para manter uma rede social são pessoas que vivem dessas redes e a grande maioria, caso passe por alguma situação que inviabilize a permanência de seu perfil, tem que amargar aceitar tudo que a plataforma "disser".

Sabia que você pode ajudar o orkut a voltar? veja a mensagem abaixo e clica no link para deixar seu e-mail. Vamos intensificar a campanha: "Volta Orkut"


 Veja a mensagem, na íntegra, que é colocada no site do orkut:


"Hello!


Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Inscreva-se abaixo para receber atualizações e seja o primeiro a saber."

Que venha o Orkut