Casos de dengue "explodem" no país e atinge 95% das cidades brasileiras

Imagem: Pixabay

Os casos de dengue estão aumentando significativamente em todo o Brasil, com uma disseminação particularmente alarmante na Região Sul. Atualmente, a doença já afeta 95% dos 5.568 municípios do país, representando um aumento acentuado em comparação com os 88% registrados no ano anterior.

Uma tendência preocupante é a chegada da dengue a locais que nunca haviam enfrentado a doença, como é o caso da cidade turística de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul.

Os últimos números revelam uma situação crítica, com o Brasil contabilizando 2.747.643 casos prováveis de dengue até a última sexta-feira (5). O número de óbitos também é alarmante, ultrapassando a marca de mil, com 1.078 mortes confirmadas em decorrência da doença apenas neste ano. Adicionalmente, 1.593 óbitos estão sob investigação, suspeitos de serem atribuídos à dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária mais afetada pela doença é entre 20 e 29 anos, com as mulheres representando a maioria dos casos, totalizando 55,4%.

Quando se trata da distribuição geográfica dos casos, o Distrito Federal lidera com o maior coeficiente de incidência, seguido por Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás. Por outro lado, estados como Roraima, Ceará, Maranhão, Alagoas e Sergipe registram menor incidência da doença.

Esses dados refletem uma situação preocupante que requer ação imediata por parte das autoridades de saúde e conscientização da população sobre medidas preventivas para conter a propagação da dengue.