Nova Natal ganha quadra poliesportiva

A população do conjunto Nova Natal, na zona Norte, ganhou uma nova quadra poliesportiva, na avenida Ciranda. O equipamento que há vários anos não passava por reformas, foi totalmente recuperado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel), e reinaugurada na manhã desta sexta-feira (19), pela prefeita Micarla de Sousa, ao lado do secretário da Sejel, Rodrigo Sintra, e da comunidade.
 
"Essa quadra certamente vai estimular os jovens, crianças e adultos de todas as idades a praticarem esporte, a cuidar da saúde e também vai proporcionar bons momentos de lazer para toda a comunidade de Nova Natal", declarou a prefeita durante a inauguração.
 
Depois de 60 dias em obras, a quadra poliesportiva da avenida Ciranda é a primeira da cidade que recebeu uma pintura completa, alambrado, gradil de proteção, redes, traves e preparada com o piso granilite de alta resistência com duração de, no mínimo, 10 anos. A quadra também foi iluminada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e equipada com um timer para ligar e desligar automaticamente as luzes, das 17h à 0h.
 
"No piso da quadra também foi pintada a marca da Copa 2014, para que a população da zona Norte se sinta integrada com este grande evento que já é realidade em Natal", completou o secretário da Sejel, Rodrigo Sintra.
 
Na obra foram aplicados recursos próprios da Prefeitura do Natal de mais de R$ 67 mil. O novo equipamento de esporte e lazer de Nova Natal vem com a nova filosofia de quadras públicas abertas, sustentáveis e de baixo custo de manutenção. "Não temos portões fechando a quadra para que a população fique à vontade para utilizar este espaço que é público a qualquer momento. Com novo sistema de iluminação iremos ter uma economia de energia significativa, que será revertida na reforma de outras quadras", frisou Sintra.
 
Durante a inauguração a prefeita Micarla de Sousa jogou com algumas crianças que se divertiam na quadra.  "Eu jogava aqui todo dia e agora assim está bem melhor, mais bonita", disse Luanderson Mariz, 10 anos. "Esse piso é muito bom. Agora vou jogar muito futebol aqui", declarou Lucas Lima, 11 anos.
 
REVITALIZAÇÃO DAS QUADRAS
 
Das 93 quadras poliesportivas administradas pelo município, o Poder Executivo está trabalhando para até o fim deste ano recuperar outros 9 equipamentos públicos para a pratica do esporte e lazer nos bairros. A próxima quadra a ser entregue também será no conjunto Nova Natal, localizada entre as ruas Monte Glosa com a rua do Algodoal. A quadra ainda será equipada com tabelas para a prática do basquete. A inauguração está marcada para o próximo dia 25.
 
Paralelo a esse trabalho, a Prefeitura por meio da Sejel está elaborando um projeto para a revitalização de outras 20 quadras poliesportivas da cidade. Para estas reformas, serão buscados recursos junto ao Governo Federal. A meta é que em 2012 o município possa receber o programa federal Segundo Tempo, além da continuidade do programa Natal EducAtivo, idealizado pela Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel).
 
"Os programas funcionam no contraturno escolar, que tem como objetivo principal estimular a prática esportiva, orientação familiar, combate à vulnerabilidade social e a diminuição da exposição a riscos e combate às drogas", afirmou o titular da Sejel.