Vale Dourado recene mais uma edição do Natal em Ação

A população do loteamento Vale Dourado, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte, foi a sexta comunidade da capital potiguar a ser beneficiada com a realização do programa Natal em Ação durante este sábado (24). Esta foi a segunda vez que o evento aconteceu na zona Norte do município. A primeira foi no Santarém.

Os moradores da comunidade usufruíram de serviços das diversas secretarias municipais, em estandes montados em frente a Escola Municipal Waldson Pinheiro, localizada na rua São Francisco. Milhares de pessoas entre crianças, jovens, adultos, idosos foram beneficiadas com ações nas áreas da saúde, educação, segurança pública, ouvidoria, trânsito, entre outros, além de emissão de documentos, corte de cabelo, momentos de lazer.

O apoio intensivo da população ao Natal em Ação é confirmado pelo aumento do número de pessoas beneficiadas a cada edição do evento. Desde sua primeira edição na Vila de Ponta Negra, cerca de 30 mil moradores já foram atendidos, sem contabilizar os atendimentos realizados durante este sábado no Vale Dourado, o que deverá ser feito na próxima semana pelo Gabinete Civil da Prefeitura do Nata (Segap), que coordena o evento junto com a Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig).

"Um dos grandes benefícios do Natal em Ação é que a população entra em contato com os diversos serviços da Prefeitura de forma integrada e não isolada e que dessa forma fica familiarizada com todos eles", disse a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que este programa é uma das formas de prestação de conta em cada comunidade atendida. "Também não posso esquecer-me da importância do contato direto com os moradores, proporcionado pelo evento, que chegam até nós com suas idéias, críticas e sugestões, se transformando assim em parceiros concretos de nossa administração", disse a prefeita Micarla de Sousa, logo depois de plantar uma muda da espécie sabão do soldado, num canteiro em frente a Escola Municipal Waldson Pinheiro.

Serviços oferecidos
Durante o evento a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceu atendimento médico especializado, com a realização de consultas médicas com clínicos gerais, nutricionistas, exames preventivos ginecológicos, aplicação de vacinas (tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B, tétano (TT) e pólio (poliomielite), além de verificação de pressão arterial, testes de HIV e glicemia e serviços de Odontologia preventiva com orientação de escovação e aplicação de flúor.

Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) apresentou seus serviços oferecidos a população como a incubadora para bebês e as formas e equipamentos utilizados durante as ações de emergência.

Semtas
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), executou serviços de corte de cabelo, manicure, design de sobrancelhas, com  40 profissionais da área de beleza, que atenderam  cerca de 100 pessoas atendidas durante. Também foi feita a inscrição em cursos profissionalizantes.

O departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semtas forneceu informações sobre os serviços e programas oferecidos pela secretaria como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas (DPAD), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e do Plantão Social.

Foi feito ainda inscrição e oferecido informações sobre o funcionamento e atividades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Adolescente), que oferece durante 18 meses cursos de iniciação profissional, aulas de informática, atividades de participação cidadã e auxílio de R$ 100,00 por mês aos participantes.

A  população do Vale Dourado foi atendida por outros projetos da Semtas como a Bodega Literária, um projeto de incentivo à leitura, realizado pelas equipes do Projovem Adolescente do Guarapes. A equipe do Cadastro Único/Bolsa Família atendeu com orientações, inclusão e alteração do cadastro dos usuários, bem como a verificação da condicionalidade da saúde dos beneficiados. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) levou informações sobre o Benefício de Prestação Continuada e fez carteiras do idoso.

Na área de qualificação profissional, houve inscrições para cursos de inglês e informática. O Microcrédito também esteve presente, realizando agendamento para atendimento de microempresários a procura de intermediação de crédito. E como tem ocorrido em todas as edições do programa, os artesãos atendidos por meio do Artesanat, estiveram mais uma vez comercializando e expondo seus produtos e o agendamento para artesãos apresentarem suas produções para análise no Centro de Artesanato do município, localizado na praça da árvore de Mirassol.

Segelm

A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm) realizou os serviços de massagem relaxante, aferição de pressão arterial junto aos moradores. Este serviço faz parte do Programa de Qualidade de Vida da secretaria, que oferece aos servidores públicos de Natal, além destes benefícios, orientação nutricional e psicológica, além de palestras educativas sobre qualidade de vida.

Alimentar

A Companhia de Fomento e Segurança Alimentar (Alimentar) realizou oficinas de sabão ou detergente, a palestra "Como Fazer sua Horta em Casa e Coleta Seletiva" e a comercialização do peixe tilápia a baixo custo de mercado ao preço de R$ 6,00 o quilo, já que o município do Natal está participando da "Semana do Peixe", evento organizado através do Ministério da Pesca. Uma feirinha foi montada pela Alimentar, comercializava alimentos orgânicos, produzidos nas hortas comunitárias da Prefeitura do Natal localizadas no Guarapes.

Parceira do Natal em Ação, a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc) participou do evento distribuindo gratuitamente apenas para primeira via, 200 carteiras de identidade à população, que também foi beneficiada com a emissão de CPF e título de eleitor. Outro parceiro do evento, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) atendeu a comunidade realizando agendamento de consultas para a Previdência Social e tirando dúvidas sobre o cálculo da aposentadoria e tempo de serviço.

Urbana e Ativa
Tanto a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), como a Associação de Atividades de Valorização da (Ativa), apresentaram seus trabalhos com materiais recicláveis, que no caso da Urbana é desenvolvido através de oficinas em comunidades e da Ativa, através do projeto "Recicla Ativa".
Marinha

A Marinha do Brasil participou pela primeira vez nesta sexta edição do Natal em Ação, onde montou dentro da Escola Municipal Waldson Pinheiro uma farmácia comunitária, distribuindo medicamentos mediante a apresentação de receita vinda através de clínicos gerais que também estavam atendendo a população neste sábado (24).
De acordo com a tenente Deyse Dantas, que distribuía os medicamentos junto com o cabo Anderson Basílio, parte dos remédios foram doados por meio de uma parceria do executivo municipal natalense com o Hospital Naval de Natal. "Eram antibióticos, analgésicos, antitérmicos, antiescórbicos", informou a tenente Deyse.
Secopa

Foram desenvolvidas também atividades de lazer para jovens e crianças, pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo FIFA  (Secopa), que ofereceu jogos de ping-pong, totó, futebol de salão, voleibol, brincadeiras com palhaços.
Semurb

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi outro órgão do executivo municipal natalense que levou seus serviços para esta sexta edição do Natal em Ação no Vale Dourado. Foi realizada apresentação do teatro de mamulengos e durante a última semana, através do programa Endereço da Gente, beneficiou moradores de noventa ruas, com a implantação de 185 placas de identificação de nomes de ruas e respectivos CEPs. A Semurb fez ainda o replantio de onze árvores de espécies nativas em uma área em frente a Escola Municipal professor Waldson Pinheiro.

Ações realizadas
Além dos diversos serviços oferecidos pelo executivo municipal natalense no encerramento do evento, durante toda semana passada os moradores foram beneficiados com uma série ações por parte de órgãos da administração municipal. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), desde a última terça-feira (20) realizou trabalhos de recuperação das paradas de ônibus e de abrigo de passageiros, pinturas de lombadas e faixas de pedestres e revitalização da sinalização de trânsito, seja horizontal e vertical e ainda a vistoria dos veículos do sistema de transporte público de passageiros que operam no bairro.

Já a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) utilizou cerca de 40 toneladas de asfalto para recuperação de 13 ruas no bairro, além do serviço de drenagem em outras cindo ruas.
Enquanto isso a Urbana fez a limpeza de diversas ruas da comunidade, com a retirada de lixo em terrenos baldios, pintura de meio fio, utilizando-se de toda uma equipe de tratores, garis e caçambas.

A cultura da comunidade também foi valorizada com as apresentações dos grupos Me Leva, Bola do Swing, Cantando e tocando poesia, Impacto do Axé, Arte de rua, Sedução do Swing, capoeira Boa Vontade e Banda Os Mulekes.

Já foram agraciadas com as ações do programa seis comunidades, dentre as quais, a Vila de Ponta Negra, Cidade da Esperança, Santarém, Guarapes, Rocas e agora o Vale Dourado. Os elevados índices de aprovação do programa por parte das populações beneficiadas têm sido auferidos pela Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Ouvidoria (Segeo), que tem aplicado pesquisa durante os eventos do Natal em Ação nas comunidades, apontando os acertos e erros do programa, numa forma de sempre oferecer melhores serviços a cada edição realizada.
Compartilhe no Google Plus