MP participa da CIENTEC e divulga ações da Instituição

por Assessoria de Imprensa do MPRN


Como forma de aproximar o Ministério Público da sociedade, a Instituição está com um estande na XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/UFRN desde a segunda-feira (17). De terça a sexta-feira, alguns Promotores de Justiça estarão presentes no local, que fica perto do palco da Praça Cívica, tirando dúvidas da população e recebendo denúncias. Além do estande, duas palestras serão ministradas na quarta-feira (19).

É a primeira vez que o MP participa do evento. De acordo com a assessora Técnica de Editoração, Nouraide Fernandes Rocha de Queiroz, a ideia de participar da CIENTEC surgiu depois que a Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica fez uma pesquisa e percebeu que a população não conhece bem o papel do Ministério Público. “Pensamos na participação na CIENTEC como uma ação que ajude a mudar esse quadro. Entramos em contato com a Coordenação da CIENTEC. Os estandes estavam lotados mas, felizmente, deu certo”, contou. Segundo a assessora, a UFRN pediu uma contrapartida para ceder o espaço que foi a interação com a sociedade. Por isso os Promotores de Justiça estão presentes. “Os CAOPs terem abraçado essa ideia foi de suma importância”, acrescentou.

A Promotora de Justiça, Rachel Medeiros Germano, esteve no local na manhã da terça-feira (18) e justificou a sua participação na CIENTEC. “Estamos aqui para divulgar nosso trabalho. Divulgamos tanto ações do MP quanto algo mais específico. Por exemplo, hoje estamos divulgando o Projeto Saber Sanear, que foi lançado ontem (17) na sede da Procuradoria Geral de Justiça”, explicou. “Temos dificuldade de divulgar nosso trabalho e é interessante também para ter a população como nossa aliada, já que, às vezes, nosso trabalho é mal interpretado”, acrescentou.

Palestras

Na quarta-feira (19), das 9h30 às 11h30, dois Promotores de Justiça ministrarão palestras no auditório da CIENTEC. A Primeira palestrante será da servidora Maria Bernadete Lula de Menezes Cruz, com o tema “O MP e a tutela do direito à acessibilidade”, seguida do Promotor de Justiça Leonardo Dantas Nagashima, com o tema “Atuação do MP na defesa dos direitos da infância”. O público-alvo é a comunidade acadêmica e os diversos segmentos da sociedade em geral.

Programação

Para conferir a programação das ações do Ministério Público durante a XVII CIENTEC clique aqui.