SPM-RN desenvolve ações de enfrentamento a violência durante Caravana Siga Bem em Assú

SPM-RN desenvolve ações de enfrentamento a violência durante Caravana Siga Bem em Assú

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN, participa nos dias 24 e 25 de Julho da Caravana Siga Bem em Assú. Considerada a maior ação social itinerante da América Latina, a caravana terá como tema em 2015 a 'Violência doméstica e o Feminicídio. As atividades serão realizadas no Posto Florestal, Rodovia BR 304, S/Nº - Assú/RN, com inicio às 12h no dia 24.

A equipe da secretaria estará em Assú participando do evento com uma das Unidades Móveis de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo da Floresta e das Águas que visa garantir o acesso das mulheres do campo às políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres em suas diferentes dimensões. "Superar a violência contra a mulher é um desafio que deve ser assumido pelos diferentes atores sociais e entendemos nosso papel nesse processo". Afirma a Secretária de Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do RN, Maria Teresa Freire da Costa.

No sábado (25), a secretaria promoverá a apresentação da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher da SPM/RN com distribuição da campanha de combate a violência contra as mulheres e acolhimento as mulheres da região. Também será realizada uma visita às redes locais de enfrentamento à violência contra a mulher. Além de uma visita ao município de Itajá, local que recentemente aconteceu uma chacina de cinco mulheres na comunidade Quilombo. Durante acontece a oficina "Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e o Feminicídio"

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da Republica estabeleceu o Pacto de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. É uma estratégia interinstitucional de enfrentamento à violência que busca consolidar ações de superação das diferentes formas de violação dos direitos das mulheres. Dentre as diferentes linhas do Pacto foi estabelecida uma parceria com a Petrobrás para atingir os caminhoneiros e caminhoneiras do país. Consiste em uma caravana de carretas que oferece serviços do bem viver e campanhas educativas.

Para contribuir no combate à violência, um dos 16 caminhões da caravana servirá de palco para uma peça teatral que usa elementos de comédia para falar sobre a Lei Maria da Penha ­ e cuja atriz principal é Cassia. A caminhoneira diz que a peça é importante para alertar sobre as diversas formas de agressão. "No meu caso, começou com agressão verbal e foi progredindo para a agressão física", diz ela, que hoje luta para conscientizar outras mulheres a falarem sobre o que enfrentaram.

Nas paradas ao longo dos 32 mil quilômetros percorridos, que sempre ocorrem em postos de gasolina, o público também terá acesso a uma série de serviços gratuitos ­ como atendimento de saúde, corte de cabelo e massagem ­, palestras educativas, apresentações culturais, shows, e atividades. O projeto contará com 16 carretas, quatro vans e dois carros de apoio, que passarão por 110 cidades e 24 estados mais o Distrito Federal, no período entre maio de 2015 e janeiro de 2016.

Programação:
Sábado 25/07/15:
9h – Apresentação da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra à Mulher da SPM/RN com distribuição da campanha de combate a violência contra as mulheres e acolhimento as mulheres da região.
11h - Visita às redes locais de enfrentamento à violência contra a mulher
12h - Visita ao município de Itajá
14h às 16h – Oficina "Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Feminicídio"

Assessoria
Compartilhe no Google Plus