Eco Praça Permanência acontece neste sábado no Parque Capim Macio



No próximo sábado, 14 de novembro a partir das 8h, o Eco Praça vai ocupar o Parque de Capim Macio com a edição "Permanência". As atividades iniciam com com um mutirão de limpeza e revitalização do espaço, que é símbolo de luta e resistência da comunidade em preservação a última área verde do bairro.

A Eco Praça Permanência traz como reflexão os sete anos de atividades e resistência do Parque Capim Macio. A ideia é conscientizar e mobilizar a comunidade sobre a importância da ocupação e preservação da área verde pública e ainda chamar a atenção do poder público para a possibilidade de gestão colaborativa dos espaços públicos da cidade.

Na programação desta edição além do mutirão de limpeza, haverá um abraço simbólico ao Parque, seguido de Yoga com o professor Marcelo Kramer. No decorrer do dia acontecerá vivências sobre Compostagem e Agroecologia e várias atrações culturais como Tropa Trupe e Catumbi, Feira de Economia Criativa/ Solidária, SlackLine, Tecido Acrobático, Capoeira, entre outras.

SOBRE O PARQUE

Localizado por trás do supermercado Extra da Avenida Engenheiro Roberto Freire, o Parque de Capim Macio é símbolo de resistência. A preservação dos 3,5 hectares, último vestígio da Mata Atlântica na área urbanizada de Capim Macio, foi conquistada pela comunidade em novembro de 2008, quando se evitou que fosse desmatada para ser transformada em uma lagoa de captação de águas pluviais. Após sete anos do ocorrido o Parque sobrevive resguardado pelo Ministério Público, porém abandonado pela cidade e seus gestores. A verba municipal destinada para a urbanização da área (mais de 1 milhão de reais), continua sem projeto e sem agenda para execução.

SOBRE O ECO PRAÇA

O projeto Eco Praça surgiu com o objetivo de promover junto à sociedade a utilização, ocupação e revitalização consciente e coletiva das praças públicas. O Eco Praça incorpora em seu conceito diversas experiências culturais atreladas a discussões relacionadas ao direito à cidade, com o objetivo de despertar no público participante o interesse pela gestão comunitária dos espaços públicos. A ação é idealizada e promovida pelo Instituto Ancestral, organização social autônoma e popular que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco pedagógico com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.

Esta edição conta com o apoio do: SINSENAT, Posto planalto, Tropa Trupe e da Gosto de Pão.

SERVIÇO 

O QUE? Eco Praça Permanência
QUANDO? Sábado - 14/11
ONDE? Parque Capim Macio – por trás do Supermercado Extra da Av. Eng. Roberto Freire.
HORÁRIO? Das 8h às 17h30
*GRATUITO!
Mais informações:

Programação Eco Praça Permanência

8h - Mutirão de limpeza e revitalização da praça
9h - Abraço simbólico da praça (07 anos de luta pela preservação)
9h30 - Yoga Marcelo Kramer
10h30 - Vivência de compostagem
12h - Atração cultural (a confirmar)
14h - Roda de conversa (a confirmar)
15h - Coco Catumbi
16h - Vivência Agroecológica MAUN
16h40 - Tropa Trupe
17h30 – Fim

Atividades Paralelas
Feira de economia Criativa/ Solidária
Praça de Alimentação
Espaço Infantil
SlackLine
Tecido Acrobático
Capoeira

Assessoria