Como armazenar da maneira correta as sobras da ceia de Natal?

Resultado de imagem para ceia do natal



Reaproveitar os alimentos é sempre uma boa dica para combater o desperdício. E no dia seguinte da ceia de Natal, é comum armazenar as sobras da noite. O indispensável nesse momento são os cuidados com os alimentos que vão ser guardados.

Geysiane Carvalho, nutricionista do Hapvida, explica que é essencial colocar algumas comidas em recipientes com tampas fechadas na geladeira. ''Como a baixa temperatura conserva os alimentos, algumas comidas devem ser guardadas na geladeira. Já outras nem devem ser guardadas''.

Os tipos de ingredientes usados também são fundamentais e devem ser levados em consideração nessa etapa de reaproveitar a ceia de Natal. Creme de leite e maionese são responsáveis por grande parte das infecções alimentares pós-festas e não devem ser consumidos muito tempo depois de serem preparados.

"O ideal é guardar a comida fria dentro da geladeira, pois se colocar com uma temperatura muito alta, vai gerar um líquido por conta do suor dos ingredientes e a probabilidade de estragar aumenta. Algumas pessoas, se preferirem, podem congelar para durar mais uns dias", ressalta.

A dica para inovar vem da profissional que sugere o famoso risoto de peru. "É uma boa pedida, pois a carne branca do peru é saudável e nutritiva; o arroz pode ser feito na hora. Enfim, vai da imaginação e da criatividade, mas, claro, seguindo a dica de não inserir itens muito calóricos na comida", destaca a nutricionista do Hapvida Saúde.
Compartilhe no Google Plus