Juiz Marco Bruno Miranda se despede da Corte Eleitoral

http://www.tre-rn.gov.br/documentos/noticia/noticia-20110197-201106301947490.jpg
Uma sessão marcada pela emoção de todos os membros da Corte e dos servidores da Casa. Assim se deu a despedida do juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, que na tarde desta quinta-feira (30) terminou seu biênio (2009-2011) como membro da Corte Eleitoral.

A sessão foi aberta pelo presidente do TRE/RN, desembargador Vivaldo Pinheiro, que abriu as homenagens falando, já, das saudades que o juiz Marco Bruno deixará em todos que fazem o TRE.

Em nome da Corte, o juiz Ricardo Procópio fez o discurso de despedida, que foi concluído com um vídeo, com imagens marcantes dos dois anos durante os quais Marco Bruno exerceu o trabalho de juiz da Corte. Nas palavras do juiz Ricardo, “o juiz Marco Bruno, além de extremamente preparado e talhado para a arte de julgar, tem dois outros predicados que são essenciais para quem exerce qualquer ofício, em especial a atividade judicante: seu amor pelo que faz e a bondade no coração.”

O colega ainda citou alguns exemplos de atuação recente do juiz Marco Bruno que ficaram marcados na memória popular pelo registro da imprensa: o julgamento de mais de 2 mil processos na Turma Recursal Federal, em uma única sessão, e a entrega da tutela jurisdicional em domicílio, através de inspeção judicial realizada pelo próprio juiz, no município de Ceará-Mirim, da qual resultou benefício previdenciário para humilde jurisdicionado da zona rural. Ainda lembrou das atribuições do homenageado, que ainda exerceu inúmeras funções durante o seu biênio, pois, além de já ter integrado diversas comissões importantes, foi presidente da Comissão de Jurisprudência e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, bem como Gestor da Metas do CNJ. E arrematou: “no caso do Juiz Marco Bruno, Sr. Presidente, com a devida vênia, por todos os títulos, este Tribunal, vivendo hoje num dos limites cronológicos de suas transições orgânicas, deve a ele tributo de honra”.

O juiz Marco Bruno ainda foi cumprimentado pelos juízes Ricardo Moura, que ressaltou sua brilhante atuação, e Marcos Duarte, que destacou que além de um profissional exemplar, o homenageado é pessoa generosa, que empreende inúmeras ações de cunho filantrópico. O desembargador Saraiva Sobrinho citou Charles Chaplin para falar de adeus, e o procurador Regional Eleitoral, Ronaldo Chaves, lembrou que em todas as funções exercidas por Marco Bruno, vê-se a marca da competência, devoção, dinamismo e agilidade de pensamento, características fundamentais de seu trabalho e personalidade.

O presidente do TRE/RN finalizou os cumprimentos: “nós, juízes eleitorais, devemos primar pela liberdade do voto; Vossa Excelência brilhou nesse proceder – um juiz culto e honrado, pessoa de trato fácil. Sua saída deixa saudade, admiração e respeito”.

Bastante emocionado, o juiz Marco Bruno fez um discurso de improviso, no qual, além dos agradecimentos, fez um relato de sua atuação na Corte Eleitoral e nas diversas funções que exerceu no TRE/RN, destacando considerar importante que a sociedade esteja a par do que foi feito durante sua passagem pela Corte. Em sua “prestação de contas”, além de relatar o trabalho exercido por seu gabinete, falou do Comitê Gestor de Metas do Conselho Nacional de Justiça, que trabalhou para que o TRE cumprisse uma série de metas e, mais que isso, estabelecesse soluções perenes para que sempre pudesse cumprir metas do Conselho.

Falou, ainda, com visível orgulho, de sua atuação à frente da direção da Escola Judiciária Eleitoral, com a construção de um manual de procedimentos cartorários e o Projeto Eleitor do Futuro, que graças aos inúmeros acordos fechados, atuará em três frentes: com a capacitação de professores por alunos da UFRN, atuação em escolas de ensino fundamental, com o gibi Eleitor do Futuro, e oferecendo a estrutura do TRE para a realização de eleições dos grêmios escolares. Por fim, ainda exibiu o sítio da EJE na internet, projeto bastante comemorado pelo juiz Marco Bruno.

O juiz ainda lembrou de sua atuação nas comissões de Jurisprudência, Regimento Interno e Apuração das Eleições 2010. Ao final, agradeceu emocionado, não só a todos os juízes da Corte, seu presidente e vice, ao procurador Regional Eleitoral – cujo trabalho enalteceu, mas a todos os servidores da Casa. E concluiu prestando especial homenagem a seus pais, sua esposa e filha.

O juiz Marco Bruno Miranda tomou posse na Corte Eleitoral em 02 de julho de 2009. O novo Juiz Federal titular da Corte, Dr. Jailsom Leandro de Sousa, será empossado na próxima terça-feira (5), ocupando a vaga para o biênio 2011-2013.

Com informações de Tatiana De Souza TRE