Ovos da Tapuio Agropecuária têm identificação de marca e lote na casca

Imagem: Divulgação
A Tapuio Agropecuária, localizada em Taipu, cidade a 65 quilômetros de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, investe constantemente em tecnologias para garantir a qualidade de seus produtos. Uma das inovações mais recentes pode ser conferida nas cascas dos ovos produzidos pela empresa. Agora, as cascas trazem a identificação da marca e do lote de fabricação, assegurando a rastreabilidade, mesmo que a embalagem tenha sido descartada. Atualmente, a Tapuio produz quase 2 milhões de ovos por mês, vendidos para supermercados, empórios, restaurantes e hotéis em todos os estados do Nordeste.

"Essa nova tecnologia é uma forma de ampliar o controle de qualidade dos ovos produzidos, aumentando a segurança alimentar para os consumidores", explica o diretor executivo da Tapuio Agropecuária, Francisco Veloso. A tinta utilizada para a impressão é comestível e autorizada pelos órgãos competentes.

A fazenda conta com mais de 100 mil aves e é pioneira na produção de ovos diferenciados. Destas, 70 mil já vivem soltas sobre o piso de areia, livres de gaiolas, e recebem alimentação vegetariana. Essas galinhas são responsáveis pela produção de 1,5 milhão de ovos Mr. Caipira por mês. As demais galinhas, responsáveis pela produção dos ovos Mr. Ovo Saúde e Mr. Ômega 3, também serão criadas fora de gaiolas até 2021.

"Teremos 100% de nossas aves criadas soltas até 2021. Nossa decisão visa garantir o bem-estar dos animais", explica Veloso. Essa é uma tendência mundial, inclusive, grandes redes de fast food já anunciaram que, dentro de alguns anos, só vão adquirir ovos de galinhas criadas fora do confinamento de gaiolas.

Na Tapuio, a preservação do bem-estar das galinhas que produzem o ovo caipira se dá pelo fato das aves terem liberdade para ciscar, bater asas, empoleirar e tomar banho de areia. "As instalações oferecem amplo conforto e seguem controle sanitário rigoroso. As aves ficam soltas em piquetes para pastagem e postura em ninhos, com sombreamento e água. Há ainda um galpão aberto com aproximadamente 700 m2 de área reservada para suplemento alimentar à base de milho, calcário e farelos de trigo e soja. Cada galpão tem seis piquetes e comporta um lote de 12 mil aves", conta Veloso. 

Os ovos Mr. Caipira tem elevado teor de vitamina A, qualidade reconhecida por conservar o inigualável sabor do campo e sua característica marcante é a coloração intensa da gema. O Mr. Ovo Saúde é enriquecido com selênio e vitamina E, poderosos antioxidantes que aliados a uma dieta saudável auxiliam no combate a doenças cardiovasculares e na prevenção do envelhecimento da pele. O Mr. Ômega 3 é produzido por galinhas que recebem alimentação com linhaça e possui 16 vezes ômega 3 que um ovo tradicional. A dose extra de nutrientes é adicionada diretamente na ração consumida pelas galinhas e os componentes dos ovos são comprovados em análises realizadas pelo ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Sobre a Tapuio Agropecuária

A Tapuio Agropecuária atua no agronegócio desde 1991, contando com um área de quase 500 hectares, no município de Taipu, a 65 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. Tem 1.400 cabeças de búfalos, da raça murrah, que é de origem indiana e reconhecida pela fácil adaptação ao clima árido. Desses animais, mais de 450 são búfalas em lactação, que produzem 3.000 litros de leite por dia, que resultam em cerca de 20 toneladas de queijos por mês. A produção, em quase sua totalidade é voltada para o mercado nacional, com um portfólio extenso de produtos comercializados com a marca DiBufalo. Além disso, desde o início de 2016, a empresa exporta queijos de búfala para os Estados Unidos, destacando por ser o único exportador brasileiro desse produto.

A empresa também conta com mais de 100 mil aves, que produzem ovos diferenciados. São eles: Mr. Caipira, produzidos por galinhas criadas sobre o piso de areia, livres de gaiolas e que recebem uma alimentação vegetariana à base de milho, farelo de trigo e soja; Mr. Saúde, enriquecidos com selênio e vitamina E; e Mr. Ômega 3, produzidos por galinhas que recebem alimentação com linhaça. 

Vale destacar que a empresa conta ainda com a produção de queijo à base de leite de vaca, comercializado com a marca Itaipi.

Na fazenda Tapuio são gerados 146 empregos diretos. Com faturamento de R$ 22 milhões em 2016, os produtos da Tapuio Agropecuária são distribuídos para todos os estados do Nordeste e para o Distrito Federal.

Mais informações pelo site www.tapuio.com.br