Rápida, informal, mas útil.
Profissionais, Digital Influencers, Blogs, Portais, Modelos, Enfim. Pessoas comuns e famosos. Esse são os segmentos que se destacam em número de seguidores no Instagram.
Pois é. O Instagram(do Facebook) é uma excelente ferramenta. Isso ninguém pode negar, porém, deixa muito a desejar no quesito suporte, ou seja, a sensação que dá é de não ligarem para seus usuários. Veja nas próximas linhas como fomos afetados, alguns casos e como isso poderá acontecer com você(esperamos que não).
Para se ter uma idéia, só nossa Agência(leia-se jornalistas) já perdeu 2 contas para hackers juntamente com os seguidores e quase desistimos de investir de novo em nosso conteúdo nessa Rede Social.
Já tentamos de todas as formas reaver e, inclusive, a principal delas, @diariopotiguar hoje está nas mãos de um hacker que tomou, trocou e-mail e bagunçou nossa conta de uma forma que não podemos entrar e o Instagram diz que não é possível reaver. Imagine. Até a senha o hacker não mudou, tentamos entrar mas aparece a mensagem como se fossemos nós os "hackers". Esse texto é em tom de desabafo e informal/informacional.
Bem...... Recentemente o que consideramos um grande erro do instagram( a falta de suporte) fez uma vítima muito conhecida e gerou uma polêmica tão grande que pode ter forçado a empresa a reativar o perfil. A vítima foi o conhecido blogueiro social Hugo Gloss que tinha, só em seu perfil principal @hugogloss a bagatela de 11 milhões de seguidores.
A justificativa, em partes coerente, em partes não, era de que ele (Hugo Gloss) Estava usando conteúdo protegido por direitos Autorais. Olha só. Tudo bem. Existe sim proteção e temos que tomar esses cuidados, mas como é sabido de todos há bancos de imagens gratuitos de uso livre e em alguns casos, como aconteceu com ele, vídeos também podem ser livres.
Vejam só. Um dos motivos bizarros de ter sua conta denunciada foi o caso da Universal do Brasil ter enviado um vídeo de um lançamento (nesse caso eles têm autorização cedida pela assessoria para publicar partes do vídeo) e a Universal de outro país denunciar.
Imaginem só a possível desorganização de uma empresa ao denunciar um vídeo que eles mesmos enviaram(Segundo Falou o próprio Hugo Gloss em Vìdeo ao Jornal O Dia). Outra regra e exigência estranha é o fato de, para liberar o perfil, os denunciantes teriam que ser contactados e solicitados (como se fosse por favor) a retirar a denúncia.
Isso existe? Caso se confirme o que foi noticiado no IBahía que, inclusive um dos denunciantes, o fotógrafo da Beyoncé supostamente teria pedido dinheiro para retirar a denúncia, o Instagram estaria incentivando uma possível chantagem. Muito complicado isso.
Pois é.... Em meio a tudo isso Hugo Gloss conseguiu reaver sua conta milionária, porém, fica a pergunta: Quantos "Hugo Gloss" em menor escala ainda não tiveram sua conta reativada? Quantas pessoas simplesmente perderam sua conta para Hackers e hoje não possuem suporte da empresa para reavê-la(Nosso caso)..
Fica aqui nosso desabafo e alerta. Cuidado ao colocar os "ovos" todos na cesta do instagram, você pode um dia tropeçar nessas regras aparentemente subjetivas e perder um trabalho de anos.
"SAUDADES" DA(empresa) GOOGLE
De toda essa história o que temos é saudade da liderança Google nas redes sociais. Essa empresa(já consolidada) perdeu espaço em Redes Sociais para o Facebook (que saiu comprando tudo, inclusive o Instagram), mas era justa com seus clientes. O Orkut pode ter acabado, mas pelo menos agiu, durante anos, com coerência com os usuários, com devido suporte e seriedade. Já o Instagram(Do Facebook), é uma empresa que tem um trabalho sério, porém, como já foi bastante frisado aqui por parte de nós, do Diário Potiguar, ela deixa a desejar, E MUITO, em Suporte e em algumas políticas estranhas como é o caso de Hugo Gloss.
MAIS DE UM ANO E NADA DE CONTA DEVOLVIDA
Hoje já faz mais de um ano que publicamos uma matéria relatando nosso problema com a conta do Diário Potiguar que foi hackeada.
A história é sempre a mesma. "Instagram, minha conta foi desativada sem nenhum motivo, como faço para reativá-la, alguém mudou minha senha, e-mail e desativou minha conta".
Essa é a frase mais inocente que um usuário idôneo do Instagram, que teve sua conta hackeada e/ou desativada. A inocência acaba quando descobrem que não são respondidos e não obtém nenhuma ajuda da empresa que, apesar de crescer em número de perfis e "coraçõezinhos" cresce em número de pessoas totalmente INSATISFEITAS e constrangidas com o descaso com os usuários.
Para se ter uma idéia a conta principal do Diário Potiguar @diariopotiguar foi hackeada e desativada por algum usuário hacker e desde então nunca conseguimos reativar e passamos por constrangimentos e uma verdadeira humilhação para tentar reativar, sem sucesso.
Em um outro caso, recebemos a informação de que a conta do parceiro @noticiasdorn, há época também teria sido desativada, Trocada de nome por alguém e depois, segundo informou o Blog Notícias do RN(devolveram o perfil sem nenhum seguidor).
Assim como esses dois casos centenas de outros estão enchendo os comentários da página do Instagram Brasil oficial no Facebook. Muitas pessoas, muitos relatos muitas insatisfações, nenhum retorno, descaso total e falta de respeito.
HUMILHAÇÃO E CONSTRANGIMENTO
Quando tentamos reativar a nossa conta no instagram a empresa pediu para tirarmos uma foto pessoal segurando um papel com o nome completo e tinha que mostrar o rosto. Fizemos isso no afán de conseguir reativá-la, uma verdadeira humilhação, sentimos como se fossemos um presidiário tirando uma foto no presídio e o pior, depois que enviamos a mensagem uma resposta veio instantânea e automaticamente mais ou menos assim: "Não foi possível reativar". Primeiramente. Qual o sentido de enviar uma foto para instagram? segundo, como que alguém consegue analisar em pouquíssimo tempo? talvez um robô que não sabe o que nós, mortais, passamos.
USUÁRIOS ENFRENTAM OS MESMOS PROBLEMAS
Assim como nosso caso, centenas e talvez milhares de outros usuários contam seus relatos na página do Instagram "Oficial" que a propósito é brasileira.
Página
A INSATISFAÇÃO E REVOLTA É JUSTIFICÁVEL
GRUPO SE ORGANIZA PARA PROCESSAR A EMPRESA (matéria de 2017)
A INSATISFAÇÃO E REVOLTA É JUSTIFICÁVEL
Se pararmos para analisar, a insatisfação e revolta é totalmente justificável, inclusive o processo, pois os usuários criam seus perfis de uma forma idônea, começam a trabalhar nele, postar fotos, se esforçar até que começam a conseguir seguidores que associam o perfil à marca ou pessoa que tem um nome a zelar e, "de uma hora para outra excluem seu trabalho. É como se tivessem excluído sua vida da sociedade pois ali foi envolvido nosso empenho e suor em fazer crescer o perfil", como citou um usuário prejudicado com o problema.
Um grupo de usuários que tiveram suas contas desativadas sem motivo algum, roubadas por hackers estão se organizando para processar a empresa. O fato é que muitos foram constrangidos e tiveram seus perfis desativados ou mudados de nome causando um inconveniente sem precedentes.
Tentamos entrar em contato com a empresa, mas como é de conhecimento de todos, não está sendo possível realizar qualquer forma de contato.
O diferencial nesse possível novo processo é que será coletivo e provavelmente vários profissionais estarão empenhados em processar a empresa.
Entre em contato com o Diário Potiguar: diariopotiguar@yahoo.com.br
DIÁRIO TEC