Universidade escolhe projetos para acelerar novas empresas de graça

A UniStart (Universidade das Start-ups), de Curitiba, vai selecionar 80 participantes para um programa grátis de aceleração que pretende ajudar empresas com negócios inovadores a crescerem mais rápido. O programa não dá subsídios, mas ajuda a estruturar os projetos para apresentá-los a investidores na etapa final. 
As inscrições são grátis e estão abertas até o dia 12 pelo site http://zip.net/bmtf8J(url encurtada e segura). Para participar da seleção, não é necessário ter uma empresa formalizada. Basta responder às três perguntas abaixo:
  1. Por que você se interessa pelo empreendedorismo de alto impacto?
  2. Por que a sua ideia vai atender milhões de pessoas?
  3. Como você demonstra o seu comprometimento com o projeto?
A UniStart é uma iniciativa do Centro Europeu em parceria com o IBQP (Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade). Toda a metodologia foi desenvolvida em parceria com consultores do IBQP, baseada em experiências do mundo empresarial internacional. 

Programa tem três etapas

O programa da universidade é presencial, em Curitiba, e dividido em três etapas: geração de ideias, incubação e aceleração.
Na primeira etapa, que acontece entre os meses de maio e junho, os selecionados participam de palestras e fazem uma imersão no ambiente em que pretendem inovar. O objetivo é gerar novas ideias, criar relacionamento entre os participantes e fomentar a criação de soluções inovadoras.

Na segunda etapa, que ocorre entre julho e agosto, serão formados grupos de quatro pessoas, para dar continuidade à ideia gerada na etapa anterior. O processo contempla dinâmicas de grupo.

"O objetivo é incubar as novas ideias e aprimorar o relacionamento entre os componentes de cada grupo", diz Cavalheri. Nessa etapa, serão selecionadas as melhores propostas para participar da etapa final.

A última etapa de desenvolvimento é a aceleração, entre setembro e novembro. As equipes passarão por um processo intenso de aprimoramento das propostas de valor e dos seus modelos de negócios.

"É uma etapa importante para definir o motor de crescimento do negócio e ampliar os testes com possíveis clientes", afirma Ronaldo Cavalheri. Após finalizado todo o processo, as start-ups farão a apresentação dos projetos ao mercado e a possíveis investidores.
UOL