Dell passa a usar resíduos plásticos retirados do oceano em embalagens de produtos


Imagem: Divulgação 
Inédito no mercado, projeto piloto terá embalagens feitas com 25% de plástico reciclado, resgatados de canais e praias



· Programa integra meta do Dell Legacy of Good de atingir 100% das embalagens recicláveis até 2020



Fevereiro de 2017– A Dell anuncia a primeira iniciativa do mercado para a utilização de resíduos plásticos encontrados nos oceanos na fabricação de suas embalagens, ação que é resultado de um inovador projeto piloto em escala comercial.



Coletados em canais e praias, os resíduos que entrariam nos oceanos são reciclados pela Dell para serem utilizados na fabricação das embalagens do notebook 2-em1 Dell XPS 13, como parte da estratégia da cadeia de sustentabilidade da empresa. Apenas em 2017, o programa evitará que mais de 7 toneladas de materiais plásticos alcancem os oceanos.



As embalagens feitas a partir do plástico retirado do oceano passarão a ser usadas globalmente nas caixas do notebook 2-em1 Dell XPS 13 a partir do dia 31 de abril de 2017. A empresa ainda incluirá informações educativas em todas as embalagens, para aumentar a conscientização global de saúde dos ecossistemas dos oceanos – uma área de interesse mútuo da Dell com a Fundação Lonely Whale e o ator Adrian Grenier, que é ativista da causa.



Para ajudar a garantir que as embalagens da Dell também não terminem nos oceanos, a Dell irá carimbar cada caixa com o símbolo de reciclagem Nº 2, designando-as como HDPE (que é comumente reciclável em muitos locais). A equipe de embalagens da Dell projeta e classifica suas embalagens de produtos como sendo mais de 93% recicláveis, para que possam ser reutilizadas como parte da economia circular. - onde os materiais de outra pessoa do fluxo de resíduos pode ser usado como insumos em produtos e embalagens



O processo de produção das embalagens feitas a partir dos plásticos retirados dos oceanos é composto por várias etapas: os parceiros da Dell coletam os plásticos oceânicos em cursos de água, costas e praias antes de chegarem ao oceano. Em seguida, o plástico usado é processado e refinado, e se faz uma mistura do plástico retirado dos oceanos (25%) com outros plásticos HDPE reciclados (os 75% restantes), de fontes como garrafas e recipientes de armazenamento de alimentos. Por fim, flocos de plástico reciclado são moldados e transformados em embalagens, que são enviadas nas caixas que chegarão aos clientes.



"A Dell se orgulha em ser pioneira em programas de sustentabilidade e reciclagem a nível global. Com esse projeto, não só estamos impedindo que os resíduos plásticos entrem em nossos oceanos, mas também estamos educando os clientes, dando bons exemplos e desenvolvendo produtos que se encaixem na nossa filosofia", afirma Kevin Brown, Diretor da Cadeia de Suprimentos da Dell.



O projeto piloto da Dell, outra iniciativa pioneira na indústria ambiental, vai de encontro a um estudo realizado em março de 2016, no Haiti. A empresa possui uma longa história de utilização de materiais sustentáveis e reciclados em seus produtos e embalagens. Desde 2008, a Dell incluiu plásticos reciclados em seus desktops e, em janeiro de 2017, atingiu seu objetivo programado para 2020 de usar mais de 21.500 toneladas de materiais reciclados em seus produtos. Cada vez mais, o foco da empresa tem sido realizar entregas de forma circular. A Dell foi a primeira - e continua a ser a única - a oferecer computadores e monitores que possuem resíduos plásticos e fibra de carbono reciclada.



Em parceria com Adrian Grenier e a fundação Lonely Whale, a Dell ajudou a aumentar a compreensão das questões de saúde oceânica, usando a tecnologia de realidade virtual para aproximar as pessoas dos problemas enfrentados nos oceanos. Uma pesquisa recente constatou entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas métricas de resíduos de plástico mal administrados que entraram no oceano, isso apenas em 2010. A Dell publicou um estudo sobre estratégias de fornecimento e planos para convocar um grupo de trabalho com importantes players da indústria que abordará a questão dos plásticos oceânicos em uma escala global.



Disponibilidade

O Dell XPS 13 2-in-1 com embalagens de plásticos do oceano estarão disponíveis globalmente no site Dell.com a partir de 30 de abril de 2017.



Sobre a Dell 

Com desktops, notebooks, notebooks 2 em 1, thin clients, workstations, monitores e soluções de segurança e serviços reconhecidos com premiações em todo o mundo, a Dell está posicionada para potencializar a produtividade da força de trabalho atual com recursos tecnológicos que permitem uma colaboratividade a partir de qualquer lugar e em qualquer horário. Parte da Dell Technologies, a Dell atende desde usuários domésticos até empresas de todos os portes em mais de 180 países, com o portfólio mais completo e inovador da indústria.
Compartilhe no Google Plus