Campanha de Vacinação movimenta postos de saúde em todo Brasil



Milhares de idosos acima de 60 anos e crianças de seis meses a dois anos serão vacinados contra gripe neste sábado em todo o Brasil. O Dia da Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe deve imunizar cerca de 24 mil pessoas até meados de maio.

Além das crianças e dos idosos, grávidas, indígenas e profissionais da saúde também receberam a vacina espalhada em 65 mil postos de saúde do todo o Brasil. Exceto as crianças, todos receberam uma única dose. Os menores de dois anos vão receber duas doses aplicadas em um intervalo de 30 dias.

O Ministério da Saúde orienta para que os alérgicos a ovo são sejam vacinados. Já pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora devem consultar um médico antes de serem vacinadas.

A vacina dá imunidade contra a Influenza (H1N1), conhecida como gripe suína, pois tem como base três tipos de influenza que mais afetaram o hemisfério sul.

Em Brasília, o fisioterapeuta Igor Ribeiro Soares acordou mais cedo neste sábado para ser vacinado. "Eu acredito que todos os profissionais de saúde têm se imunizar. Eu atendo cerca de 80 pacientes por dia. Não tenho dúvida que a vacina faz efeito", afirmou.

Com informações SRZD