Santarém recebe o programa Natal em Ação

Neste sábado, a comunidade está recebendo atenção especial de todas as Secretarias Municipais de Natal que estão instaladas nos estandes montados na Rua Bragantina e também na parte interna da Escola Estadual Adelino Dantas.

Na escola, por exemplo, uma das salas foi disponibilizada para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que está com dois médicos clinico geral e uma auxiliar atendendo crianças e adultos. O atendimento acontece das 9h00 às 11h30. Profissionais de saúde também estão realizando a marcação de consultas de referência com prazo curto de espera, além de serviços de curativos.
Outras ações da SMS continuam sendo desenvolvidas nesta edição, como distribuição de camisinhas, verificação da pressão arterial, aplicação de vacinas e flúor para as crianças.

O estande do meio ambiente reúne a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Ativa e Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) com palestras educacionais, teatro de mamulengos, vídeos educativos, oficinas de educação ambiental tendo como um dos focos o tratamento com relação ao lixo caseiro. A Semurb vai disponibilizar ainda a exposição fotográfica intinerante de Natal Antiga e Atual.

Para divertir a criançada, a Fundação Cultural Capitania das Artes ( Funcarte)  vai exibir filmes numa sala adaptada com direito a pipoca e muita diversão. Palhaços e teatro de bonecos também constam na programação.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) está preparada realizar o cadastramento do Bolsa Família,  inscrição em cursos de profissionalizantes e oferece corte de cabelos, designe de sobrancelhas e unhas.

Parceiros Externos
A comunidade do Santarém conta ainda com a ajuda de grandes instituições como o SESI, que participa pela primeira vez do Natal em Ação, oferecendo palestras sobre cozinha Brasil, sexualidade e auto estima.

A ONG Desafio Jovem Ebenezer oferecerá ajuda no combate as drogas e alcoolismo estando, inclusive, com uma profissional de assistência social ouvindo a população e realizando os encaminhamentos necessários para que o cidadão consiga atendimento especializado.

O Conselho Tutelar volta a atender a população ouvindo e recebendo denúncias de violência, maus tratos e abuso sexual contra crianças e adolescentes.