Bailarinos potiguares iniciam trabalhos no México


Os bailarinos potiguares Mattheus Zo e Renata Soraya (do Grupo Diocecena, de Mossoró) e João Alexandre Lima (do Grupo Entre Nós Coletivo de Criação, de Natal) iniciaram esta semana uma temporada de intercâmbio no México, levando a dança potiguar a cidade de Tijuana, localizada em Baja Califórnia. 

A ação integra o programa Conecta México, uma iniciativa que tem como foco conectar artistas, dinamizar propostas e agilizar a gestão cultural entre México e o resto do mundo. No Rio Grande do Norte, é uma ação do Encontro de Dança Contemporânea.

O Conecta México prevê aulas e ensaios na Cia. Lux Boreal, importante companhia de Tijuana/Baja Califórnia, além de aulas de dança contemporânea, clássica, história da dança e gestão cultural no Centro de Danza y Producción Escénica.

Os bailarinos também vão desenvolver um trabalho solo que irá circular por cidades mexicanas e terá sua estreia oficial no dia 28 de outubro no FESTIVAL DE SOLOS, CUERPO AL DESCUBIERTO na Cidade do México.

Para a diretora cênica, Diana Fontes, que articulou a parceria, é muito gratificante ver a dança potiguar se destacando e chegando a novos territórios. "O Conecta México é um desdobramento do Encontro de Dança Contemporânea realizado em Mossoró este ano. Seremos muito bem representados por bailarinos tão talentosos como Mattheus, Renata e João Alexandre. Com certeza será uma experiência transformadora e que trará bons resultados para eles e para a nosso estado", declara Diana Fontes. 

O projeto é realizado com o apoio do Programa Conecta México Encontro de Dança - DANZA Mundo edição 2018, Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo (FIDESP), CIA LUX BOREAL e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal via Programa Djalma Maranhão, Pontalmar Praia Hotel e B'Beach Resort. Apoio cultural: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)