Alimentação saudável é aliada no combate ao câncer de mama

Resultado de imagem para alimentação saudável câncer de mama
Imagem: Água Santa Rita
Criado para conscientizar sobre fatores de risco, prevenção e combate ao câncer de mama, o movimento Outubro Rosa traz também o alerta para a importância da nutrição no tratamento da doença. Uma vez que a alimentação é uma das principais aliadas ao cuidado com o corpo, a nutricionista do Hapvida Saúde, Roseanny Cristina, explica que existem alimentos consumidos para prevenção do câncer de mama. 

“São os alimentos ricos em antioxidantes como, por exemplo, o tomate que contém o licopeno e a uva com o resveratrol, que auxiliam na diminuição de radicais livres e retardam o envelhecimento celular’’, esclarece.

Contudo, se por um lado há comidas que ajudam a prevenir, por outro têm os que podem aumentar o risco de câncer de mama. Nesse caso, o destaque da especialista são os alimentos ricos em gorduras saturadas. “Além das frituras, comumente já conhecidos, os alimentos embutidos também predispõem o paciente a algum tipo de doença mais grave’’.

Durante este mês, a campanha evidencia ações que, de acordo com a nutricionista, Roseanny Cristina, têm também o objetivo de informar aos pacientes como a alimentação interfere diretamente no tratamento. “Nesse período, os cuidados devem ser voltados para o melhor bem-estar e prosperidade da saúde. Por isso, o melhor a se fazer é realizar o acompanhamento médico e nutricional’’.

De acordo com a nutricionista, a importância também é continuar com o plano saudável após enfrentar a doença. “ O ideal é manter o foco durante todas as horas de alimentação com uma grande oferta de legumes, frutas, feijões, lentilhas que favorecem a saúde do paciente’’, finaliza.

Edição: Willen Moura | Coluna Saúde | Turismo | Eventos