Candidaturas para brasileiros na Universidade do Algarve vão até 31 de janeiro

Resultado de imagem para algarve enem português
Imagem: Via Carrera
Os estudantes brasileiros que desejam ingressar na Universidade do Algarve por meio do resultado no ENEM, divulgado no dia 18 de janeiro, têm até o dia 31 deste mês para apresentarem candidatura no site na entidade. A data marca o término da primeira fase de inscrições. A UAlg exige um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das restantes provas. A taxa de candidatura é de 50 euros (cerca de R$ 215,00). 

Com mais de 350 vagas disponíveis para alunos estrangeiros em mais de 40 cursos, os diplomas conferidos pela UAlg são válidos e reconhecidos em todos os países da União Europeia, permitindo realizar uma pós-graduação em qualquer universidade da Europa. 

A anuidade para o ano letivo de 2019/20 varia entre 3.000 e 4.000 euros, podendo ser paga até ao máximo de 8 mensalidades. Existem 64 bolsas de anuidade reduzida (1.100 euros) para os candidatos com as melhores classificações.

A UAlg tem disponível um site (www.ualg.pt/pt/content/estudantes-internacionais) especialmente dirigido a estudantes brasileiros, onde se encontram todas as informações úteis, tal como os cursos oferecidos, as linhas de investigação realizadas, informações sobre financiamentos, testemunhos e dados práticos para preparação de uma ida para o Algarve.

Caso algum estudante perca o prazo, haverá ainda outras duas fases de candidaturas, sendo a segunda entre 4 e 29 de março, e a terceira entre 6 e 31 de maio. Porém, serão disponibilizadas apenas vagas não preenchidas nas fases anteriores.

Sobre a Universidade do Algarve

Com cerca de 8 mil estudantes, a Universidade do Algarve proporciona aos candidatos brasileiros uma experiência acadêmica única de grande aproximação entre estudantes e professores. Além disso, todos os anos, a universidade recebe cerca de 1500 alunos estrangeiros que vêm de mais de 70 países, o que acaba resultando em uma oportunidade extraordinária de contato multicultural. 

A Universidade do Algarve aparece este ano no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2018, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos. Entre as seis universidades portuguesas que integram este ranking internacional, a UAlg obtém a classificação máxima no indicador que avalia a projeção internacional. Depois de integrar pelo segundo ano consecutivo o ranking mundial das universidades, de acordo com os resultados disponibilizados pelo Times Higher Education (THE), a UAlg integra ainda a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking's Global Ranking of Academic Subjects 2018. 

O Algarve é considerado por muitos a "Califórnia da Europa", principalmente pelas suas belas praias e o clima ameno durante o ano todo. É conhecido como uma das regiões mais exóticas da Europa e é destino de férias de milhões de turistas, sobretudo no verão.