Férias exóticas? Fomos para ISLÂNDIA! (Parte 3)

 


Férias exóticas? Fomos para ISLÂNDIA!
 
Fotojornalista: Silvia Ponchon
Islândia, Jun/2022
 
Nessa reportagem sobre a ISLÂNDIA, estamos acompanhando as meninas brasileiras (Cilésia e Rosa) que alugaram um 4x4 com uma barraca no teto e estão desbravando a ilha e todas as belezas naturais da região!
 
Próxima parada: Skógafoss
 
Skógafoss é uma das maiores cachoeiras da Islândia e um dos pontos turísticos principais da ilha, com uma queda de cerca de 60 metros de altura e uma largura de 25 metros. A boa notícia? Você pode caminhar até ela de forma bem fácil.

A cachoeira Skógafoss fica a uma distância de 154 km de Reykjavík pela estrada Ring Road 1, tornando-se uma viagem agradável com uma bela vista.
 
Gullfoss

A cachoeira Gullfoss fica a duas horas da capital da Islândia sendo uma das principais atrações do famoso Golden Circle. Para quem não está de carro, a maioria dos passeios guiados saindo de Reykjavik incluem uma parada no famoso Gullfoss.
 
Por causa dos dois estágios da cachoeira, Gullfoss deve ser pensado como dois recursos separados. A primeira cascata mais curta tem 11 metros de altura, enquanto a segunda queda é de 21 metros. As paredes do cânion em ambos os lados da cachoeira atingem alturas de até 70 metros, descendo para o grande cânion Gullfossgjúfur. Os geólogos acreditam que este cânion foi formado por explosões glaciais no início da última era.
 
No verão, aproximadamente 140 metros cúbicos de água descem pela cachoeira a cada segundo, enquanto no inverno esse número cai para cerca de 109 metros cúbicos. Com tanta energia, os visitantes não devem se surpreender ao se verem encharcados pelo poderoso jato da cachoeira, caso cheguem muito perto.

Diferente de outras cachoeiras, essa oferece uma estrutura na entrada de restaurantes e lojinhas. Por ser um dos pontos turisticos mais famosos, vários ônibus de turismo fazem uma parada nessa região.
 
Secret Lagoon

Continuando as dicas sobre as piscinas térmicas famosas da Islândia, entrando para o interior do país temos uma muito famosa que é a Secret lagoon (Lagoa Secreta).
 
A Lagoa Secreta, conhecida localmente como Gamla Laugin, é a piscina mais antiga da Islândia. Foi criada em 1891 em Hverahólmi, uma área geotérmica perto de Flúðir, sendo muito famosa devido aos ricos recursos naturais de água morna proveniente de fontes termais.

A água da piscina flui continuamente e leva apenas 24 horas para sua completa reposição. Quente, limpo, rico em enxofre, permanece em 38-40 graus Celsius durante todo o ano. De acordo com os islandeses: relaxante e saudável em qualquer clima.

Ao longo dos tempos, foi uma tradição tomar banho em água morna em Hverahólmi. Antigamente, as pessoas também a usavam para lavar roupas. Em 1909, as primeiras aulas de natação na Islândia foram realizadas aqui.
 
Depois de alguns anos esquecida, este local voltou a ser ponto de turismo em 2014. Se você estiver no Golden Circle (Circuito Dourado) vale a pena dar uma paradinha por lá! Além da agua quente tem um visual muito rustico e charmoso!
 
 
Fontes termais
As fontes termais islandesas não são apenas um lugar para relaxar, estão ligadas à cultura e ao modo de vida islandês. Visitar a Islândia sem ir a nenhuma fonte termal é como ir a Nova York e não ver a Estátua da Liberdade.

Para muitos turistas, as fontes termais da Islândia são apenas um lugar para se livrar do estress. A verdade é que, na Islândia, as fontes termais naturais são muito mais do que isso para os islandeses.
 
Além de fugir do stress, as fontes termais são um ponto estratégico servindo para integrar a própria sociedade. A Islândia é um país com invernos longos e frios onde a escuridão chega cedo demais nessas latitudes (muitas vezes já por volta das 13h da tarde durante o inverno) e, com ela, as opções disponíveis para socializar ao ar livre ficam limitadas. É aí que ter uma fonte termal natural (por toda parte na ilha) é bastante útil quando o tempo começa a melhorar!
 
Ir a uma fonte termal significa encontrar amigos, falar de esportes, cultura, ou talvez sobre aquele vizinho esquisito do outro lado da rua. Os islandeses não tem o nosso clima tropical, portanto, ter grandes praças e terraços repletos de pessoas conversando sob o sol escaldante não é uma opção. Em vez disso, eles tem essa maravilhosa água naturalmente aquecida.

A razão pela qual a Islândia tem tantas fontes termais é a sua atividade geotérmica que é uma das regiões vulcânicas mais ativas do mundo. A ilha está crescendo enquanto você lê este artigo: cerca de 2 cm por ano.
 
Graças aos vulcões da Islândia e à constante atividade por baixo da terra, os turistas podem encontrar diferentes fontes termais naturais e piscinas geotérmicas em todo o país, com água quente aquecida naturalmente pelo calor da atividade da terra.

A maioria das fontes termais públicas (e gratuítas) terá uma pequena sala onde as pessoas podem deixar seus sapatos. Sim, são seguros! Ninguém vai roubar seus sapatos, não se preocupe!
 
Visitar as fontes termais naturais da Islândia é como entrar em um tratamento de spa ao ar livre. As piscinas geotérmicas da Islândia estão escondidas entre as montanhas e cercadas pelos campos de lava. É possível encontrar tipos diferentes de piscinas quentes espalhadas por toda ilha.

Muitas das piscinas naturais são gratuitas, mas algumas pedem que você deixe uma doação voluntariamente com o objetivo de contribuir com a limpeza e manutencão do local.
 
Dirigindo na Islândia

Dirigir na Islândia de um modo geral é tranquilo. Mesmo no verão uma época que se tem mais turistas na ilha o movimento é aceitável. O limite geral de velocidade é de 30 a 50 km/h em áreas povoadas, 80 km/h em estradas de cascalho em áreas rurais e 90 km/h em estradas pavimentadas.
 
De alguma forma, é diferente dirigir na Islândia do que na maioria dos outros países. Sair de uma estrada de asfalto para uma estrada de cascalho pode ser perigoso se o motorista não estiver ciente da mudança e diminuir a velocidade. O clima pode mudar muito rápido e as condições de condução também.

Algumas estradas só são permitidas para quem está com um carro 4x4! Claro, estamos falando da Islândia um país cheio de gelo, vulcão e neve. Quando saímos das estradas principais é preciso tomar um pouco mais de cuidado uma vez que não temos mais estradas asfaltadas.
 
E aí? Ficou animado? Vamos deixar nossas sugestões para ajudar você a montar seu roteiro aqui:
 

Para alugar um carro com barraca:
Camping Cars
https://www.campingcars.is/
Bogatröð 33, 262 Reykjanesbær
 
Para almoçar entre as plantações de tomates:
Fridheimar
https://www.fridheimar.is/
Reykholti, Bláskógabyggð
IS-806, Selfoss
 
Uma piscina de águas termais:
Sky Lagoon
https://www.skylagoon.com
Vesturvör 44-48, Kópavogur
 
Secret Lagoon
https://secretlagoon.is/
Hvammsvegur – 845 Flúðir
 
Para provar um pão assado embaixo da terra:
Laugarvatn Fontana
https://www.fontana.is/
Hverabraut 1
840 Laugarvatn