Educação sem Homofobia


Nesta segunda-feira (14/02/2011) o Conselho Federal de Psicologia (CFP) se posicionou a favor da distribuição pelo Ministério da Educação (MEC) de material educativo contra a homofobia nas escolas públicas de todo o Brasil. Apelidado de “kit gay”, a iniciativa é voltada para alunos do Ensino Médio e é composta de vídeos que mostram o cotidiano de alunos LGBT*.

Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a assembleia geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.

Porém, o preconceito contra a diversidade sexual não fora excluído do mundo e para caracterizar não apenas o preconceito, mais também, o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais, em 1971, o psicólogo George Weinberg cria o termo Homofobia.

No Brasil o relatório anual do grupo gay da Bahia - GGB, que lista desde 1980 os assassinatos de homossexuais no Brasil, mostra que vem crescendo a quantidade de casos de homicídios praticados contra gays, lésbicas e transgêneros. Em 2008 aumentaram em 55% os casos com relação a 2007. E neste mesmo ano com relação ao período de 2006, o crescimento tinha sido de apenas 30%.

Os dados, segundo o GGB, posiciona o país como o mais homofóbico do mundo, seguido por México, que registrou 35 casos de homossexuais assassinados no ano passado, e pelos Estados Unidos, com 25.

Sob o novo olhar da Psicologia para as diversas formas de afetividade humana, a Ciência Psicológica concebe a homossexualidade como uma orientação sexual válida e rica, sendo a homofobia, e não a diversidade sexual, a patologia. Além disso, de acordo com o psicólogo Klecius Borges, a disciplina trata a orientação homossexual de maneira focalizada e positiva, buscando, antes de tudo, resgatar a autoestima do indivíduo e fornecer-lhe suporte emocional para o desenvolvimento de uma identidade homossexual. 

No ambiente escolar, a homofobia ainda é um tema muito ignorado, pois a falta de uma política oficial mais eficiente de educação sexual nas escolas termina levando alguns professores, principalmente os de Biologia, a tratar o assunto de forma limitada, porque a questão muitas vezes é vista somente sob o ponto de vista biológico e reprodutivo. 

Segundo o Conselho, a iniciativa “representa material de vanguarda, pois são instrumentos de capacitação e formação continuada para o próprio professor. O kit reforça a atenção e cuidado com os temas transversais da educação nas relações de ensino-aprendizagem, como no caso do respeito à diversidade sexual”.

A aprovação do Conselho Federal de Psicologia vai ser somada a outros documentos favoráveis à distribuição. Eles serão entregues pela militância ao MEC como forma de garantir e reforçar que o material seja distribuído e não seja barrado, como pede o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), da Bancada Evangélica no Congresso Nacional.


“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” (Mahatma Gandhi)

Imagem: Pixabay (Livre)