Governo do RN adere à campanha Trânsito na Paz

Entre os dias 18 e 25 de setembro está sendo realizada em todo país a Semana Nacional de Trânsito, que este ano aborda o tema "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". Aqui no RN, a campanha foi lançada na manhã desta segunda-feira (19) no auditório da Governadoria. Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de dirigir com responsabilidade, principalmente os jovens, o Governo do Estado resolveu unir a campanha ao trabalho que vem sendo realizado pelo empresário Marcelo Moura, que perdeu um filho de 17 anos em um acidente de carro.
  Depois do ocorrido, Marcelo Moura criou a campanha "Trânsito na Paz" e desde então vem realizando palestras em escolas, encontro de jovens, igrejas e associações comunitárias na tentativa de conscientizar os motoristas sobre a importância de dirigir com responsabilidade. O empresário lembrou a importância de conscientizar não só os filhos, mas também os pais, e comentou o fato do Governo do RN ter se engajado na campanha. "Pela primeira vez aqui no Estado vejo o poder público se preocupar com a questão social de maneira tão humana" falou o empresário, agradecendo o apoio e a adoção do Governo do Estado à campanha iniciada por ele.
"Este ano estamos aderindo à campanha Trânsito na Paz, um trabalho que já está bem difundido entre os jovens, uma campanha bem aceita entre eles. O Detran do RN achou por bem aderir a essa campanha e trabalhar bem o jovem, os motociclistas, já que grande parte desses acidentes também envolve motociclistas. Além disso, vamos atuar também no combate ao uso do álcool junto a direção", explicou o diretor geral do Detran/RN, Érico Valério.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo mundo cerca de 1 milhão e 300 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidente de trânsito. No Brasil, as estatísticas mostram uma média de 60 mil vítimas fatais, sendo 34% de jovens entre 18 e 24 anos. Os dados da OMS mostram também que 50% dos acidentes foram provocados pelo uso de álcool.
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, representou a governadora Rosalba Ciarlini na solenidade de abertura da campanha. "A responsabilidade no trânsito depende muito mais de cada um de nós do que da ação do Governo", disse o secretário. "O Governo do RN vê nessa campanha e nessa Semana Nacional de Trânsito a oportunidade de convocação para que cada um possa compreender que tudo depende da nossa conscientização, do valor que damos à vida e a liberdade dos outros. A paz no trânsito depende de tudo isso", concluiu.
Na oportunidade, Marcelo Moura proferiu uma palestra e fez um depoimento sobre a dor da perda de um filho e como a vida dele mudou depois do acidente. A campanha "Trânsito na Paz" contará com o apoio de órgãos ligados à segurança e educação no trânsito, como as Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Educação e da Cultura (Seec), Corpo de Bombeiros, Detran-RN, Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
A programação em Natal contará com blitz educativas e orientação a respeito de direção defensiva. A ideia é intensificar, durante o período de 18 a 25 de setembro, as atividades tanto em relação à educação como fiscalização no trânsito.
Também compareceram a solenidade os secretários de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha; da Justiça e Cidadania, Thiago Cortez; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo; a titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Elizabeth Thé
Programação das atividades propostas durante a campanha
19/09 - Segunda-feira
15h às 17h - "PARADA EDUCATIVA" com informações e distribuição de panfletos e brindes educativos.
Local: Avenida Engenheiro Roberto Freire "passagem de pedestre" em frente ao Praia Shopping.
20/09 - Terça-feira
14h às 17h - "Vaga Verde", "A PAZ É POSSÍVEL", será realizado um comando educativa com todos os parceiros e distribuições de materiais educativos e abordagens aos cidadãos com informações importante pertinentes ao cumprimento das Normas do Código de Trânsito brasileiro para o trânsito mais harmonioso e seguro.
Local: Estacionamento do Natal Shopping.
Simultaneamente estará acontecendo no interior do Natal Shopping (Espaço de Eventos) apresentações com coral e teatro envolvendo crianças de Escolas Estaduais Floriano Cavalcante (FLOCA) e Edgar Barbosa. Teremos a participação da SAMU, técnicos do Detran e Parceiros.

21/09 - Quarta-feira - Dia Internacional da Paz Mundial
11h às 14h - A PAZ NO TRÂNSITO ABRAÇARÁ A PAZ MUNDIAL - O movimento pela Paz Mundial é uma celebração (parada), convocada pela Organização das Nações Unidas, que acontece desde 2002. Como contribuição a este enfoque global a programação da Semana Nacional de Trânsito deste ano, estenderá a programação do dia 21 de setembro para a celebração da "PAZ MUNDIAL". Assim sendo, A PAZ NO TRÂNSITO ABRAÇARÁ A PAZ MUNDIAL, cujas atividades deste dia serão voltadas para a criação de uma cultura de paz e para um dia de não violência.
Objetivo: Promover em cada participante acessibilidade ao conhecimento com intuito de se construir um mundo baseado na paz.
Local: Auditório do DETRAN/Sede
Abertura: Banda do CPRE
Palestra: Pensando a paz, (por que queremos paz);
Mensagens: Serão recitadas mensagens de paz pelo Mundo;
Término das atividades: Ave-Maria e a entrega de camisetas aosparticipantes do movimento.
Coffebreak

22/09 - Quinta-feira - BLITZ EDUCATIVA PARA MOTORISTA
9h às 11h - Blitz educativa - Parada para condutores de veículos com distribuição de materiais. Pretende-se trabalhar neste dia em dois pontos estratégicos dando visibilidade a semana nacional de trânsito.
Local: Via Costeira e Avenida Maria Lacerda.

23/09 - Sexta-feira - COMANDO EDUCATIVO MOTORISTA X MOTOCICLISTA
09:00 às 11:00hs - Blitz educativas com informações e distribuições de materiais e brindes educativos.
Local: Avenida: João Medeiros Filho

24/09 – Sábado
14h às 17h - Curso de pilotagem consciente com duração de  oito horas, turma com 35 motociclistas. (a 1ª turma será exclusiva para o sindicato dos motoboys) Simultaneamente, teremos apresentações de cinco Escolas Estaduais - 15 de outubro, Padre João Maria, Antonio Fagundes, Valera Barca e General Dióscoro Vale - todas da Zona Norte. As Escolas participarão do Evento apresentando Peças teatrais sobre temas diversos de Educação para o trânsito. A Equipe técnica do Detran/RN e parceiros estarão trabalhando na Campanha Trânsito na Paz durante os próximos anos pois acredita na educação e conscientização  da conduta no trânsito da sociedade Norte-rio-grandense.
Texto: Tiana Costa
Imagens: Ivanízio Ramos