Educação de Luto: Morre, aos 90 anos, Noilde Ramalho

A educadora, Diretora e principal mentora da Escola Doméstica de Natal, Noilde Pessoa Ramalho, faleceu neste sábado, dia 25, vítima de um edema pulmonar.

Segundo informações, Noilde estava em um cruzeiro pela costa brasileira, quando se sentiu mal e teve que ser levada à um município de Santa Catarina.

Os familiares estão preparando os detalhes do velório.

 Noilde Ramalho, nasceu em Nova Cruz, em 1920; Foi um símbolo vivo de um modelo educacional, a Escola Doméstica de Natal (ED).

Durante muitos anos, a ED foi dirigida por diretoras estrangeiras e Noilde Ramalho, como diferencial, trouxe um modelo mais adaptado ao Brasil.

Muitas foram as realizações da Educadora Noilde. Criou um Teatro Escola com uma capacidade para mais de 200 pessoas, fundou a Associação das Ex-alunas, Construiu um complexo esportivo com ginásio coberto, quadras de basquete e vôlei, piscina e pista de atletismo, nas quais foram referência no esporte potiguar. Construiu o Centro e Ciências Juvenal Lamartine, a Biblioteca Auta de Souza.
Foto: Escola Doméstica

O respeito e reconhecimento à Noilde era tanto, que na passagem da tocha dos jogos Pan-Americanos, por Natal, ela foi uma das convidadas à carregá-la durante o percursso.

Uma das mais recentes contribuições para a educação, foi a criação da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN, hoje referência em educação no estado, com renomados professores doutores e mestres.

Com informações do Blog do Willen Moura