Páscoa - É tempo de mudar

Hoje se celebra a páscoa, data importante para o cristianismo. É nesse dia em que os fies buscam um momento de reflexão, celebração e alegria da ressurreição de Jesus Cristo e que vai muito além da simples troca de ovos.

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" - passagem, que para os hebreus significa o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu, que é marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida.

“A nossa fé se fundamenta nisso. Se Cristo não tivesse ressuscitado nossa fé não teria sentido, mas ele ressurgiu. Tudo que ele disse se cumpriu. É palavra de vida. A Páscoa, a ressurreição é a razão do cristianismo. A liturgia durante a Semana Santa faz a ligação entre a morte e a ressurreição, porque é preciso passar por ela. É a celebração do mistério pascal: a paixão, a morte e a ressurreição. Porque a obra redentora de Jesus não se encerra na Cruz, mas continua na vitória da ressurreição. Todo domingo é um domingo de páscoa. E esperamos que nessa celebração da vida, todos se empenhem em implantar no mundo a cultura de vida e não de morte. Cristo ressuscitou e está vivo. E quis de uma maneira especial ficar no meio de nós, por meio da Eucaristia. A preparação, para este dia, inicia bem antes.”

(Dom Matias Patrício de Macedo - Arcebispo de Natal)

SIGINFICADO DOS SÍMBOLOS DA PÁSCOA:

CRUZ - representa o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo

CORDEIRO - é o símbolo mais antigo da Páscoa, significa que Cristo, que é o filho e cordeiro de Deus, sacrificado em prol de todo o rebanho (humanidade).

PÃO E VINHO - na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos, e na páscoa representa o corpo e o vinho de Jesus Cristo.

CÍRIO PASCAL - é uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

COELHO - em razão de sua fertilidade, ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

OVO DA PÁSCOA - simboliza a ressurreição, o nascimento para uma nova vida, que retorna natureza, visto que a existência de muitos animais tem sua origem no ovo.

A páscoa é acolher o irmão com amor, fraternidade e solidariedade buscando a paz em nossos corações. Feliz Páscoa para todos!