Patu recebeu Trupe Guerreiros do Sol - Nas veredas do Cangaço

Na noite do último sábado (18) a cidade de Patu recebeu uma trupe de artistas dos "Guerreiros do Sol- Nas vereadas do cangaço", que sai pelo sertão afora homenageando os grandes cangaceiros que escreveram a história dos homens bravos do Nordeste. Na bagagem carregam recitais de poesias, feira de artesanatos e apresentações. Tudo isso através do Projeto GUERREIROS DO SOL: NAS VEREDAS DO CANGAÇO, que visa fortalecer a identidade cultural do homem sertanejo.

A prefeita Evilásia Gildênia, juntamente com o secretário de cultura, Genival Júnior, recepcionou toda a equipe, que veio participar dos festejos juninos do 3º Arraiá Patu Dança.

O grupo realizou uma série de apresentações artísticas culturais, voltadas para a temática do cangaço, e exibiu o documentário, "Virgulino, do homem ao mito". Tudo isso aconteceu na Praça José Pereira de Queiroz (Praça do Povo), onde também fica localizado o Museu Municipal.

Na ocasião, a prefeita Evilásia fez a entrega de mais uma peça histórica do município, ao Museu Municipal, um cadeado bastante antigo que pertenceu ao senhor João Dantas, fazendeiro poderoso que se opunha ao cangaceiro Jesuino Brilhante. A peça já se encontra no museu para visitação.

De acordo como o pesquisador e escritor do cangaço, Anildomá Willans de Souza, a cidade de Patu tem um acervo importante para a história do cangaço no Brasil, pois por aqui, disse ele, passou um dos personagens principais do cangaço, que foi Jesuino Brilhante. Anildomá é o coordenador do grupo que se apresentou na cidade.

"Patu é uma cidade que pode contribuir para que a história do cangaço não se perca no tempo. Jesuino Brilhante, é um exemplo, pois Patu o conheceu, e a sua história se mistura com a do seu povo", disse o pesquisador.

A prefeita Evilásia ressaltou a importância do município frente aos estudos e pesquisas acerca do cangaço, e assumiu o compromisso, na qualidade de chefe do executivo, de abrir todos os caminhos para que o município possa contribuir ainda mais para resgatar a sua história.

"Este evento veio fortalecer ainda mais o nosso interesse em investir na cultura, e para isso precisamos buscar nas nossas raízes, o conhecimento sobre o nosso passado, neste caso, dentro do cangaço, e o nome de Jesuino Brilhante, está diretamente ligado ao nosso município", disse a prefeita Evilásia.

Fotos: Bruno Campelo