CMEI Maria Graça Mota em Igapó é entregue à comunidade

"Tenho a alegria de inaugurar o 38◦ Centro Municipal de educação Infantil (CMEI) na nossa gestão. Nesta creche-escola vamos poder atender mais de 120 crianças. É um espaço agradável onde os baixinhos terão mais qualidade de vida", disse a prefeita Micarla de Sousa ao entregar à população do bairro de Igapó, na zona Norte, nesta quinta-feira, o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Graça Mota, localizado na rua Salvador.

A chefe do executivo municipal ressaltou que a atual gestão tem priorizado os investimentos na população com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da capital. A saúde e a educação são prioridades. Na zona Norte, por exemplo, há 15 CMEIs administrados pela Prefeitura.

Conforme a gestora, 12 mil estudantes da rede pública já ganharam bolsas de estudo da Prefeitura para estudar em universidades privadas. "Nós também inauguramos a Escola Municipal Noilde Ramalho na comunidade África, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara e abriremos um Ambulatório Médico Especializado (AME), em Igapó. Tudo isso é investimento nas pessoas. Temos ainda oito CMEIs em construção e seis programados para o próximo ano. Em dois anos e meio de gestão duplicamos o número de creches escola que recebemos. Eram 24. Agora são 61", informou.

O CMEI Maria Graça Mota foi construído a partir de uma reforma geral de adaptação da estrutura da antiga Escola Municipal José Sotero, que foi transferida para outra edificação no bairro de Igapó. Desde 2004  o espaço estava desativado e servia de depósito de entulhos. Na atual gestão, o prédio teve a recuperação de quatro blocos, transformado definitivamente em Centro Municipal de Educação Infantil. "Este CMEI mudará a visão tradicional de que a creche serve apenas para cuidar da criança, enquanto a mãe trabalha. Aqui a visão é diferente. Cuidaremos das crianças e iniciaremos ainda o processo de alfabetização", garantiu o diretor do CMEI Maria Graça Mota, Rodrigo Bertrand.
Totalmente reformado para abrigar alunos da educação infantil nível I e II (integral) e nível III e IV (parcial), a creche beneficiará inicialmente 125 crianças. Segundo o diretor, as aulas começarão no dia 1◦ de agosto. O CMEI Maria Graça Mota conta com cinco salas de aula decoradas e mobiliadas, um refeitório/pátio coberto, sala para os educadores, direção e coordenação, afora uma brinquedoteca, parque infantil, cozinha com dispensa, dois banheiros infantis, área de serviços, chuveiródromo e escovódromo. A creche terá 10 professores de educação infantil, quatro auxiliares e nove funcionários. O investimento foi de R$ 176 mil.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, existe uma determinação do Ministério da Educação de que até 2016 todas as crianças do município de Natal, na faixa da educação infantil, sejam incorporadas à rede municipal de ensino. "Cem por cento das crianças da nossa cidade, de dois anos e meio a seis anos, serão incorporadas pela rede municipal de ensino até 2016. São 38 CMEIs na atual gestão. Fiz as contas e dá mais de um por mês nesses dois anos e meio de gestão da prefeita Micarla de Sousa", destacou Walter Fonseca.
Mãe do pequeno Isaac Emanoel, a diarista Geilza Silva Gomes fez hoje a matrícula do filho. Ela disse que a creche há muito era esperada, porque para trabalhar precisa contratar uma pessoa para cuidar de Isaac. "Agora eu posso trabalhar despreocupada e ainda vou economizar", disse a moradora da rua São Domingos.

A inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil Maria Graça Mota veio acompanhada do descerramento da placa, que contou com a presença da irmã da homenageada, Maria do Carmo Mota. Amiga da família, Francinete Marinho agradeceu a prefeita Micarla de Sousa e fez um breve relato sobre a vida da educadora.

Segundo ela, Maria Graça Mota dedicou toda a sua vida à educação, especialmente a infantil. Fundadora do projeto Casulo, Graça Mota também trabalhou na Escola Municipal Arnaldo Monteiro Bezerra, em Neópolis. "A história e a vida de Graça Mota jamais será esquecida. Foi uma mulher que sempre atendeu aos necessitados", declarou. Ainda participaram da inauguração, moradores de Igapó e adjacências, lideranças comunitárias e servidores municipais.