Veja a programação da Festa dos Mártires 2015



O município de São Gonçalo do Amarante vai receber no próximo sábado (3) milhares de romeiros de todo o Estado que vão participar do encerramento da Festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. As festividades foram iniciadas com a 15ª Edição da tradicional Motoromaria, e desde o dia 24, todas as noites estão acontecendo as novenas no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu. No sábado, feriado estadual, acontece o ponto alto do evento com um dia comemoração em homenagem aos Padroeiros do Rio Grande do Norte. Será um dia dedicado a devoção aos Protomártires do Brasil (primeiros mártires brasileiros). A programação começa a partir das 7h com missas e adoração ao Santíssimo Sacramento.  A atração musical local fica por conta de Fátima Santos e a atração nacional é a cantora Joana que fará show religioso. Ao final, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, celebrará a missa. Confira a programação:

De 24.09 a 02.10.2015 (Todos os Dias)

19h30 (Novena - Monumento aos Mártires Uruaçu)
  
Dia 03.10.2015 (SÁBADO) – Feriado Estadual

7h: Missa no Monumento
9h:  Missa na Vila de Uruaçu
10h: Missa no Monumento
12h: Missa no Monumento
Das 10h às 14h: Confissões, Terços, Ofício de Nossa Senhora, adoração ao Santíssimo Sacramento
14h: Show com Fátima Santos
16h: Show com Joana
18h - Concelebração presidida por Dom Jaime vieira Rocha - arcebispo de Natal

Monumento dos Mártires de Uruaçu – Palco da Bravura e Fé de um Povo

O Santuário dos Mártires de Uruaçu conta com o monumento religioso localizado na comunidade rural de Uruaçu, é o templo da devoção do povo são-gonçalense, erguido para homenagear os primeiros mártires brasileiros e padroeiros do Rio Grande do Norte. O espaço é aberto aos turistas e religiosos, e a cada mês de outubro recebe milhares de fiéis de todas as partes do Rio Grande do Norte e do País que acompanham as celebrações e festividades em homenagem aos Protomártires do Brasil (primeiros mártires do Brasil).

A História - A cultura religiosa de São Gonçalo do Amarante está ligada a figura dos Mártires de Uruaçu que foram dizimados por resistirem às investidas dos holandeses no município. Tudo começou quando os holandeses, também conhecidos como flamengos, tomaram a iniciativa de invadir o nordeste brasileiro para cobrar as dívidas dos portugueses que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda. No município de São Gonçalo do Amarante os holandeses encontram a resistência dos moradores dos engenhos e por isso protagonizaram um morticínio com cenas aterrorizantes.
As vítimas do massacre de Uruaçu foram levadas de sítios e engenhos adjacentes (Utinga, Potengi e Ferreiro Torto) para o Castelo de Keulen (atual Forte dos Reis Magos). Na manhã do dia 3 de outubro de 1645 foram todos levados em uma jangada pelo estuário do rio Potengi para o local destinado ao sacrifício, onde todos foram condenados pelo crime de amor à Pátria. Poucos sobreviveram à chacina, mas os 80 mortos passaram a ser chamados de Bem-Aventurados Mártires de Uruaçu. Entre os fatos mais cruéis desse acontecimento histórico está a morte do camponês Mateus Moreira que teve o coração arrancado pelas costas.

A Homenagem - Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em 16 de junho de 1989 o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. Em 21 de dezembro de 1998 o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos. A celebração de Beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000. A cerimônia religiosa foi presidida pelo papa João Paulo II. No ano de 2006, por meio de Lei Nº 8.913/2006, foi instituído o dia 3 de outubro como Feriado Estadual, em comemoração ao Dia dos Mártires de Uruaçu.

O Santuário – Está localizado na comunidade de Uruaçu, São Gonçalo do Amarante/RN, local receptivo a todos que buscam reafirmar sua fé e conhecer o palco de um grande massacre. O local abrange uma área de dois hectares, doada pela família Veríssimo, proprietária da fazenda. O Monumento aos Mártires foi projetado pelo arquiteto Francisco Soares Junior, tendo capacidade para receber 50 mil peregrinos, podendo ser ampliada de acordo com a expectativa de público. No altar há um painel medindo 30 metros. O Capelão do monumento é o Padre Antônio Murilo de Paiva.

A Festa dos Mártires – Todo mês de outubro é realizada a Festa dos Mártires de Uruaçu, sendo no dia 3, o encerramento das festividades com uma grande celebração ao ar livre, atraindo fiéis e romeiros de todas as partes do Brasil. No ano de 2013, a Festa dos Mártires reuniu cerca de 100 mil pessoas no monumento para acompanhar o show do padre Reginaldo Mazotti, se consolidando como a "Maior Festa Religiosa do RN".

O Acesso – Para chegar até a comunidade de Uruaçu o visitante tem duas opções, seguir na RN 160, cruzando antes a cidade de Macaíba ou seguir na RN 160 passando antes pelo centro de São Gonçalo.

Assessoria