Parnamirim: Deputado propõe um carnaval "para todos" em 2017

Ao participar do carnaval 2016 em Parnamirim, o deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) propôs uma festa mais democrática a partir do próximo ano na cidade. "A ideia é manter e reforçar o carnaval de Pirangi, que é uma atração turística importante, mas também promover essa manifestação cultural de massa em outras áreas da cidade, como o centro e outros bairros", explica.

O deputado sugeriu um nome que pode caracterizar o carnaval de Parnamirim, segundo sua proposta: "carnaval for all", que significa "para todos", em inglês – em uma referência histórica às festas que ocorriam na base americana, durante a Segunda Guerra, na cidade, em que era permitida a participação de todos, não apenas de uns poucos como ocorria em alguns eventos à época.

"For All simboliza bem o espírito do que estamos propondo. O carnaval tem que ser 'para todos' mesmo; não pode ser apenas para alguns. Temos que ampliar, abrir, levar a alegria desse movimento popular que é o carnaval para os bairros. Com organização e respeito aos que não gostam de participar, mas com muita alegria", analisa Carlos Augusto.

"For all"

"For All - O Trampolim da Vitória" é o nome dado ao filme, dirigido por Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda - uma comédia de época que foi gravada em Parnamirim e que retrata exatamente as situações festivas da base aérea na Segunda Guerra.

Historiadores, como o professor e folclorista pernambucano Valdemar de Oliveira atribuem à origem do nome forró, gênero musical, à expressão inglesa 'for all', exatamente por referir-se às festas populares promovidas pelos ingleses que vieram ajudar na construção das estradas de ferro no Nordeste, nas décadas de 20 e 30. Naqueles eventos, todos podiam participar sem restrições.

Assessoria