"Vices" estão cada vez mais atuantes nas campanhas


Gilberto Moura(Candidato a vice-prefeito de Rivelino Câmara) e Ronaldo Maia (Candidato a vice-prefeito de Thácio Queiroga) Imagem:Divulgação Campanha

PATU - 12 de setembro de 2016 - Depois da grande Polêmica envolvendo a ex-presidente Dilma Rousseff com o até então Vice-presidente Michel Temer, muito se especulou nessas eleições sobre o papel do vice e, acima de tudo, da lealdade com as propostas do candidato a prefeito. 

Os candidatos à vice estão se destacando por estarem mais atuantes nas campanhas. Provavelmente esse fenômeno se dá ao fato do que aconteceu com Dilma e serviu de reflexão para os eleitores começarem a questionar e tentar conhecer melhor quem são os companheiros de chapa do candidato a prefeito. 

A população está cada vez mais atenta acerca das mudanças políticas e o impacto que uma decisão errada no voto trará para o futuro de sua cidade. Em vista disso os candidatos à vice, conhecendo essa nova realidade, estão se empenhando com propósito de ganhar a confiança do eleitorado e se utilizando de diversos mecanismos para atingir esse objetivo. 

Participar de reuniões de bairro, com lideranças, apoiar o prefeito nas visitas, discutir propostas do seu companheiro de chapa, mostrar lealdade e afinidade política estão entre esses mecanismos. Embora essa seja uma atividade até esperada durante a campanha , o que se observava anteriormente era a forma secundária como o candidato a vice-prefeito se apresentava onde era considerado, digamos, “um nome a mais” para compor a chapa e mostrar aos eleitores um apoio que era eventualmente favorável apenas ao “prefeitável” e o jogo político fazia com que ocasionalmente pessoas com ideias distintas e até divergentes, fossem companheiros de chapa, o que, com o tempo trazia mais malefícios do que benefícios para a população. 

Em Patu, cidade do Oeste Potiguar, essa realidade não é diferente. Os candidatos à vice, praticamente estão ”arregaçando as mangas” e trabalhando, muito, para elegerem seus candidatos e todos os mecanismos mencionados anteriormente estão sendo utilizados. 

O candidato da Oposição, Thácio Queiroga, natural de Mossoró-RN , filho de um ex-prefeito da cidade, Possidônio Queiroga, escolheu como vice o empresário Ronaldo Maia, que é de Patu e está se empenhando na campanha para eleger Queiroga como prefeito daquela cidade. Thácio é do PSD e tenta disputar pela primeira vez a prefeitura. 


Rivelino, Dr. Ednardo e GIlberto ( Foto: Clenildo Maia)
Do lado da Situação, a prefeita Evilásia Gildênia tenta eleger seu sucessor, Rivelino Câmara(PMDB), que se destacou no exercício administrativo como Secretário Municipal de finanças. O seu candidato a Vice também é de Patu. Gilberto Benigno de Moura foi escolhido pelo grupo liderado por Dr. Ednardo (Ex-prefeito) para compor a chapa junto a Rivelino. Gilberto já foi vereador da cidade e atualmente trabalha como Bancário. Como vice está se empenhando para eleger Rivelino prefeito. 

Gilberto, assim como Ronaldo, participa de todas as mobilizações e ambos estão dando suporte necessário aos seus candidatos à prefeito para que no dia 2 de outubro o resultado seja de uma vitória integral, ou seja, uma vitória não de apenas um prefeito, ou de um vice, mas de uma cidade. 

Nota: Esperamos dos políticos das novas gerações. Integralidade e não segregação. 

Do Blog do Willen Moura