Aspectos emocionais da Recuperação escolar.



Ao chegar na reta final do calendário escolar, entre o final de novembro e as primeiras semanas de dezembro, as escolas brasileiras entram no periódo de recuperação. Durante algumas poucas semanas os alunos que tiveram rendimento abaixo das médias previstas terão uma nova oportunidade de reaprender os conteúdos, mas como prestar auxílio e apoio em um momento tão delicado?

O periódo de reforço de aprendizado conhecido como "recuperação" é um fenômeno cultural que se repete todo ano, na qual se observa uma lacuna na organização escolar e na falta de planejamento escolar dos estudantes enquanto ao processo de atenção á aprendizagem.

De acordo com a literatura psicopedagógica, a recuperação é uma ferramenta que está inclusa no processo de ensino e aprendizagem, e que tem como regra geral o respeito a diversidade, ás necessidades e ao ritmo de aprendizagem de cada um.

Poder ajudar no processo de amadurecimento e resolução de muitos conflitos emocionais como: estresse, ansiedade e baixo autoestima são de vital importância no apoio educativo prestado pela família, na procura da melhoria do rendimento escolar.

Tido como uma das principais preocupações que inflige os adolescentes e crianças em fase escolar, a recuperação exige não apenas uma dedicação desses estudantes, mas também de toda a família. O apoio emocional e o bem-estar que a família pode proporcionar durante essa etapa podem ser os fatores decisivos no rendimento final do aluno.

Enfim, a proposta da recuperação faz parte do entendimento e compromisso da escola com o desenvolvimento do aluno. Tem que ser a oportunidade de recomeço, afinal todo estudante em algum momento apresenta dúvidas. Isso faz parte do processo de aprendizagem e a saída é encontrar apoio da família e enfrentar logo o problema, diversificando as estratégias de ensino através de técnicas de estudo mais personalizadas