O sonho continua:Natal continua com chances de sediar jogos da Copa do Mundo de 2014

Apesar dos entraves no processo licitatório, Natal continua com garantias de ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014. Em reunião com políticos potiguares realizada ontem na sede do Comitê Organizador Local (COL), no Rio de Janeiro, o presidente do COL Ricardo Teixeira garantiu mais tempo para a capital potiguar fazer modificações no edital para abrir uma nova licitação da Parceria Público-Privada (PPP) para a construção da Arena das Dunas. A expectativa é que a PPP para as obras do novo estádio seja concluída até março de 2011.

http://www.diariodenatal.com.br/imgs_capa/2010/12/20101207215325.jpgNa reunião, que contou com a participação do governador Iberê Ferreira de Souza, da governadora eleita Rosalba Ciarlini, a prefeita Micarla de Sousa, o senador José Agripino e os deputados Henrique Alves e Fábio Faria, Ricardo Teixeira disse que o COL irá trabalhar para consolidar a condição de Natal como uma das 12 sedes da Copa. "Não podemos deixar em aberto eventual possibilidade de tirar a Copa de Natal", disse.  

A prefeita Micarla de Sousa avaliou como positivo o encontro com Ricardo Teixeira e se mostrou otimista quando as readequações que devem ser feitas no edital, como a maior participação do Estado no fundo garantidor, com o objetivo de tornar a PPP mais vantajosa para as empresas interessadas. "A Fifa e a CBF entendem que Natal está fazendo o dever de casa", disse. A prefeita classificou como contratempo a desistência das cinco empresas interessadas na construção do novo estádio e disse que a CBF entendeu os entraves e se mostrou solícita a ajudar a capital potiguar no tocante a alguns detalhes técnicos que precisam ser mudados no edital.

Trabalhando na transição do poder estadual, a governadora eleita Rosalba Ciarlini, que tomará posse no próximo dia 1 de janeiro, disse que Natal vai dar passos largos para garantir a Copa na cidade. "Estamos em uma situação que não há como perder tempo", disse. A nova governadora agradeceu ainda a ajuda oferecida pelo COL e disse também estar confiante na permanência da capital do RN como uma das 12 sub-sedes.

A comissão deve continuar elaborando a nova proposta para a licitação da PPP, visando como uma das prioridades a diminuição de custos, e marcar uma nova reunião com técnicos do COL para apresentar as mudanças feitas. Segundo Teixeira, se necessário, uma equipe do Comitê Organizador Local da Copa virá a Natal para estudar as mudanças sugeridas. 

Com informações do Diário de Natal