Rosalba deve anunciar primeiros 10 nomes na próxima segunda-feira

A go­ver­na­do­ra elei­ta Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM) já tem al­guns nomes fe­cha­dos para in­te­grar o alto es­ca­lão a par­tir do pró­xi­mo ano. O anún­cio do pri­mei­ro bloco de 10 pes­soas que irão com­por o se­cre­ta­ria­do e di­re­to­rias de au­tar­quias e com­pa­nhias deve sair já na pró­xi­ma segunda-feira (20), com ho­rá­rio e local ainda a serem de­fi­ni­dos. Estão em jogo todas as es­tru­tu­ras go­ver­na­men­tais, que con­ta­bi­li­za 16 se­cre­ta­rias de Es­ta­do, três se­cre­ta­rias ex­traor­di­ná­rias, além de 10 au­tar­quias e oito com­pa­nhias, agên­cias e em­pre­sas. Mas um se­gun­do anún­cio, antes deve ter­mi­nar fe­chan­do a es­tru­tu­ra do Go­ver­no Ro­sal­ba.

De acordo com o Correio da Tarde, entre os nomes dados como cer­tos para o se­cre­ta­ria­do estão o dos en­ge­nhei­ros De­mé­trio Tor­res, Obery Ro­dri­gues e Kátia Pinto; o do de­pu­ta­do fe­de­ral Be­ti­nho Ro­sa­do (DEM); o do rei­tor da UFRN, Ivo­nil­do Rego; o da en­fer­mei­ra Ana Tânia Sam­paio; o do pre­si­den­te da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, de­pu­ta­do Ro­bin­son Faria (PMN); o do de­pu­ta­do es­ta­dual José Adé­cio (DEM); e o do pro­cu­ra­dor Fran­cis­co Nunes.

De­mé­trio Tor­res é apon­ta­do como novo di­re­tor do De­par­ta­men­to de Es­tra­das de Roda-gens (DER). De­mé­trio é li­ga­do po­li­ti­ca­men­te ao se­na­dor José Agri­pi­no Maia (DEM), de quem é amigo. Ele que es­ta­va na fun­ção de ti­tu­lar da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Obras Pú-blicas e In­fraes­tru­tu­ra (Se­mo­pi), teve a exo­ne­ra­ção pu­bli­ca­da hoje no Diá­rio Ofi­cial. O pe­di­do de des­li­ga­men­to da pasta já havia sido ne­go­cia­do di­re­ta­men­te, no mês pas­sa­do, entre Agri­pi­no e a pre­fei­ta de Natal, Mi­car­la de Sousa (PV), que já se ar­ti­cu­la para co­brir a vaga.

Obery Ro­dri­gues Jú­nior é dado como secretário-chefe da Casa Civil. Obery, que é o atual coor­de­na­dor da equi­pe de tran­si­ção do Go­ver­no de Ro­sal­ba, tam­bém é as­ses­sor do ga­bi­ne­te da se­na­do­ra. Obery é con­si­de­ra­do um dos bra­ços di­rei­tos de Ro­sal­ba. Pes­soa de con­fian­ça que tra­ba­lha com a de­mo­cra­ta na po­lí­ti­ca há anos e um dos prin­ci­pais res­pon­sá­veis pelo tra­ba­lho na área eco­nô­mi­ca de Ro­sal­ba.

A en­ge­nhei­ra Kátia Pinto para a Se­cre­ta­ria de In­fraes­tru­tu­ra (SIN). Ela é ti­tu­lar da Se-cretaria de De­sen­vol­vi­men­to Ter­ri­to­rial e Am­bien­tal (Se­de­te­ma), de Mos­so­ró, desde que Ro­sal­ba era pre­fei­ta. Ainda hoje com Fáfá Ro­sa­do, fren­te à Pre­fei­tu­ra, a en­ge­nhei­ra ainda res­pon­de pela pasta. Ela ainda é so­bri­nha de Vi­val­do Costa (PR), um dos alia­dos da fu­tu­ra go­ver­na­do­ra. O nome de Kátia ainda pode ser usado para uma can­di­da­tu­ra de-mocrata à Pre­fei­tu­ra de Mos­so­ró em 2012.

O vice-governador elei­to Ro­bin­son Faria (PMN), pre­si­den­te da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, tam­bém é certo para as­su­mir uma pasta, já afir­mou que não pre­ten­de ficar so­men­te como vice e que pre­ten­de ir para a Se­cre­ta­ria de Tra­ba­lho, Ha­bi­ta­ção e As­sis­tên­cia So­cial (Se-thas), mas o fe­cha­men­to ainda pre­ci­sa de um con­sen­so po­lí­ti­co para saber se a Se­thas fará parte das in­di­ca­ções do pró­prio PMN.

Na Agri­cul­tu­ra, surge o de­pu­ta­do fe­de­ral ree­lei­to Be­ti­nho Ro­sa­do (DEM). Be­ti­nho, que re­cen­te­men­te com­pa­re­ceu em even­tos da área re­pre­sen­tan­do a pró­pria go­ver­na­do­ra, é bem ar­ti­cu­la­do com tra­ba­lha­do­res da agri­cul­tu­ra, da pe­cuá­ria e da pesca. No cur­rí­cu­lo de Be­ti­nho ainda pesam a pre­si­dên­cia da Fren­te Par­la­men­tar de Agri­cul­tu­ra e a boa articu-lação em Bra­sí­lia, para cap­ta­ção de re­cur­sos. Em seu favor ainda exis­te a aber­tu­ra de uma vaga no Con­gres­so Na­cio­nal para o elei­to su­plen­te Ro­gé­rio Ma­ri­nho (PSDB), que tra­ba­lhou como líder tu­ca­no pró-Rosalba e que não deve ficar de­sam­pa­ra­do.

Na Edu­ca­ção e Cul­tu­ra (Seec), Ivo­nil­do Rego está pra­ti­ca­men­te certo para as­su­mir o cargo de se­cre­tá­rio. Ele já con­fir­mou que vem man­ten­do diá­lo­gos com a go­ver­na­do­ra elei­ta, mas negou qual­quer tipo de con­vi­te, o que pode ser mais um in­dí­cio de con­vo­ca­ção, já que todos estão ne­gan­do, se­guin­do orien­ta­ção do Go­ver­no.

José Adé­cio deve ter­mi­nar se en­ca­mi­nhan­do para a Se­cre­ta­ria Ex­traor­di­ná­ria de Ar­ti­cu­la­ção com o Le­gis­la­ti­vo. José Adé­cio já foi in­for­ma­do por fu­tu­ros go­ver­nis­tas que não fi­ca­ria de­sam­pa­ra­do e se cre­den­ciou ao cargo após a ar­ti­cu­la­ção po­lí­ti­ca que ga­ran­tiu a mar­gem de re­ma­ne­ja­men­to do or­ça­men­to em 15% na Co­mis­são de Fi­nan­ças.

O úl­ti­mo nome dado como certo é o do pro­cu­ra­dor Fran­cis­co Nunes, que já ocu­pou a fun­ção de Pro­cu­ra­dor Geral du­ran­te a ges­tão de Ga­ri­bal­di, e é dado como certo para re-tornar ao cargo. Mas a exem­plo de Jaime Mariz, ainda é ne­ces­sá­rio um acer­to po­lí­ti­co entre Ro­sal­ba e Ga­ri­bal­di, que deve acon­te­cer nos pró­xi­mos dias.