Promessas de ano novo


Toda entrada de ano é marcado por um espírito de mudança, transformação e por um estado de ânimo ainda mais incrível; o intenso desejo de conquistar metas e objetivos, —um verdadeiro espírito empreendedor—.Porém, muitos dos nossos planos acabam por não saírem do papel causando frustrações e sentimentos de fracasso e derrota. 

Em um estudo conduzido pelo psicólogo britânico Richard Wiseman (professor da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido), sobre as famosas promessas de final de ano ele constatou que apenas 12% das pessoas conseguem cumprir com as resoluções definidas no fim de ano. Wiseman liderou o estudo analisando 3 mil pessoas que tentavam cumprir com várias promessas, como: parar de fumar, emagrecer, fazer mais exercícios ou beber menos. 

No início da pesquisa, 52% dos participantes afirmaram que estavam confiantes de que conseguiriam cumprir com as metas. No entanto, no final do estudo e depois de um ano de tentativas, apenas 12% conseguiram manter as promessas e alcançar os objetivos que haviam definido. Entre desejar e conquistar nossas metas estão as atitudes psicológicas favoráveis e as desfavoráveis, elas são para nossos objetivos como os mapas são para seus guias, pois um objetivo sem um plano não é mais que um mero desejo. "Eu errei mais de 9000 arremessos na minha carreira. 

Perdi quase 300 jogos. [...] Eu falhei uma vez, de novo, e outra vez na minha vida. E é por isso que eu obtive sucesso". Assim, com muita persistência e determinação Michael Jordan define sua carreira que o consagrou como o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos e nos mostra como conseguir nossos sonhos a partir de uma atitude psicológica favorável. A persistência é a atitude psicológica favorável que mais se destaca e se mostra efetiva na vida dos grandes vencedores. Analisando esse comportamento,percebemos que ela se torna a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir às pressões de situações adversas. 

Outro fenômeno observado nesse comportamento é a aquisição de um estado de espírito e auto-estima compatível com a aquisição de conquistas,e por isso, se torna um elemento responsável por adiantar ou retardar a conquista dos objetivos. 

Naturalmente encontraremos dificuldades em nossa trajetória e possivelmente teremos que tentar mais uma vez, recomeçar ou reorganizar nossas atitudes, embora elas retardem a conquista das nossas promessas. Porém, apesar de ser um processo natural ela nos conduz a atitudes psicológicas desfavoráveis, como por exemplo: angústia e o sentimento de derrota. Esse “teste” do tempo pelo qual somos submetidos naturalmente juntamente com a angústia se tornamos principais opositores da persistência. No entanto,o importante não é ver os resultados, mas sim acreditar e confiar em você mesmo, pois o tempo não é uma punição, mas a forma pela qual a vida seleciona nossas atitudes favoráveis e desfavoráveis. 

Na sua ou na minha vida o que vai fazer a diferença não é o tempo de espera, o tamanho do seu objetivo, a maravilha ou a grandiosidade da sua promessa. O diferencialé se, independente do tempo ou da espera você continuar a seguir seus alvos, pois a persistência é antes de tudo confiar em si mesmo. “Ter sucesso na vida é ser e estar feliz antes, durante e depois de conquistar os seus objetivos, não importando o tamanho, a aparência e nem o valor que estes venham ter.”José Luiz Cruz

Imagem: Pixabay (Livre)