Veja o Boletim da ONG Baobá

Neste boletim da Ong Baobá divulgamos o Pedal da Lua, a reunião da ACIRN, o Uranium Film Festival e um importante documento sobre o oceano.
 

Pedal da Lua

A Bike Tirol Norte com o apoio da ACIRN, Rapadura Biker e Bike Tirol, realizam mais um sensacional projeto de turismo e aventura em duas rodas. Desta vez o destino é a cidade de Touros/RN, distante 100 km da capital.

Data e trajeto

Sairemos no dia 16 de julho, às 22:00 horas, da Praça Augusto Leite, localizada no bairro do Tirol e seguiremos pelos trajetos: Av. Prudente de Morais, Viaduto do Baldo, Beira Canal,  Ribeira,  Rocas,  Canto do Mangue,  Ponte de Todos, Estrada de Genipabu, BR 101 e finalmente a cidade de Touros.

Retorno

Será num ônibus fretado para transportar os ciclistas e suas bicicletas. O valor do ônibus será dividido pelo número de ciclistas.

O que levar

Equipamentos básicos (capacete, luvas etc.), lanterna, pisca-pisca, roupa clara ou com cores chamativas, barrinhas, rapadura, água, câmara de ar reserva e umas merrequinhas para despesas eventuais. Também um livro que será doado para a biblioteca do município.

Café da manhã

Num local a ser definido em Touros-RN com a prefeitura.

Pagamento

Até o dia 05 de junho com Benilton, Camboim, Haroldo e Katiane

Reunião da ACIRN- Associação dos Ciclistas do RN

Será realizada no dia 30 de junho, quinta-feira, às 19 horas, na sede da AMPERN – Associação do Ministério Publico do RN, localizada a Av. Amintas Barros nº 4175, Lagoa Nova. Participe!

Veja a pauta da reunião e de como chegar no site da ACIRN abaixo:

http://acirn.blogspot.com/2011/06/reuniao-da-acirn-30062011.html

Uranium Film Festival

Vejam no site do festival a programação do Nordeste http://www.uraniumfilmfestival.org/

Plantio de árvores

Foi um sucesso o plantio de árvores da Ong Nascente Viva que  plantou mais de 100 mudas na nascente do rio Potengi, no município de Cerro Corá. No evento, o Sr. Othon Militão recolheu inúmeras assinaturas contra a proposta da mudança no código florestal brasileiro. (foto em anexo)

Lançamento livro

Vejam fotografias do lançamento do livro E Que Viva a Vida, da Ong Baobá na semana do meio ambiente, cultura e desporto do IFRN na cidade de Santa Cruz/RN e também em Mossoró, que aconteceu na livraria Siciliano. Algumas das fotografias da cidade de Santa Cruz são do Lexfoto, que foi correndo para o evento quando soube pelo twitter.

Amigo do GEMAN

A Ong Baobá recebeu no dia 11 de junho, o certificado de Amigo do Geman. Cuja cerimônia aconteceu no IFRN, em decorrência do sétimo aniversário do Grupo Escoteiros do Mar Artífices Náuticos (GEMAN-64º/RN). O evento também marcou o aniversário da Marinha do Brasil. (vejam fotos em anexo)

Google tem a maior frota de elétricos dos EUA

A Google ao comprar 30 novos veículos elétricos, torna-se a empresa com maior frota de carros elétricos dos Estados Unidos, como parte de seu compromisso em reduzir a emissão de gás carbônico. De acordo com a empresa a economia equivale a retirada de 2000 carros comuns de circulação.

Oceanos apresentam sintomas das grandes fases de extinção

O painel ressalta que os níveis de carbono absorvidos pelos oceanos "já são bem mais elevados hoje do que na época da última extinção em massa das espécies marinhas, há cerca de 55 milhões de anos, quando mais de 50% de alguns grupos de animais de águas profundas foram exterminados". As conclusões foram tiradas depois de uma reunião realizada em abril na Universidade de Oxford, por 27 especialistas de seis países.

Entre os sinais vermelhos estão o aquecimento dos oceanos e sua acidificação que causa a hipóxia (baixos níveis de oxigênio).

Fonte http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/oceanos-dao-sinais-de-extincao-em-massa

E-mails Recebidos

Haroldo,
São tantos os sentimentos que a indignação move que não sei o que dizer diante de mais essa notícia. Enquanto na escola estudantes aprendem que devem cuidar do verde, árvores adultas são assassinadas com autorização. (só pra falar de uma contradição pura e crua). e então, como é isso? Quanta insanidade!!!!!! 
Abraço entristecido
Que bons os olhos os de vocês  e os braços e a fala:  vêem, fazem, denunciam e, sobretudo, ainda nos enchem de esperança.
Turma boa que nos ensina que é assim que se cuida da cidade.
Vejo que preciso andar de bicicleta e olhar miudinho.
Telma Romão

............

grata, por você está aí.

Abraço carinhoso.

Geralda Rubi

............

Olá Haroldo!

Fantástica mobilização em prol do #ForaMicarla! Todos que estão construíndo o movimento ficam muito agradecidos e estimulados com tamanho apoio!

Não estive na Câmara esta noite, mas acredito que tenha sido um sucesso!

Abraço,

Alê Bicicletada

............

Meu Caro Haroldo,

Como disse Plauto (254-184) em sua obra Assinaria "homo lupus homo", o homem é lobo do homem. Será que os homens não perceberam ainda que estão numa encruzilhada histórica, num processo autodestrutivo? "Os sinais dos tempos"  não estão a indicar que a humanidade está vivendo um processo autofágico (in)consciente, e que as conseqüências dessa insensatez humana, embora possam ser amenizadas com ações corretas, são irreversíveis, e que  o planeta que nos abriga nessa jornada já está agonizando?

Notícias como essas do oitiozeiro nos causa vários sentimentos: tristeza, indignação, revolta e impotência diante da especulação imobiliária que avassala nossa Natal com todas as agravantes ambientais, haja vista que a cidade não se preparou para esse crescimento desordenado. Não há saneamento, não há vias para absorver as centenas de veículos que a cada dia abarrotam as garagens dos novos prédios que se erguem em cada esquina da cidade. O caos está instalado. Como nos ensina o Divino Platão, O Pilar de Ouro, "o papel da Política é harmonizar a sociedade", mas como testemunhamos, hoje, a política, só desarmoniza os cidadãos, instala o conflito entre eles.

Dentre aqueles sentimentos que citei acima também me o ocorreu o de nostalgia, pois, eu conhecia bem aquele oitizeiro, pois servi no Comando do Terceiro Distrito Naval, de 2002 a 2005, e creio que ele tenha até me doado sua sombra. Também nos meus tempos de menino eu tinha um livro de fábulas que incluia "O Oitizeiro Vaidoso". Não lembro o autor nem a estória, mas o titulo nunca esqueci.

Haroldo, não há como implementarmos (acho que já te fiz essa pergunta antes) uma campanha de plantação de árvores em Natal? Cada morador adotaria uma. Podem ser mangueras, ipês, oitizeiros, etc., árvores nativas. Poderíamos contar, com certeza, com o apoio do Aristotelino, da Casa do Bem (amigo Flávio Rezende), Centros Espíritas, Igrejas, SICK (Sociedade Internacional para a Consciencia de Krishna), Rosacrucianos, Maçons, Associações de Moradores, Clubes , etc.

É desolador se ver Natal se verticalizando, dia após dia, e totalmente pelada, sem árvores, sem jardins, sem grama, sem flores, sem frutos, sem joãos-de-barro fazendo seus ninhos.

Abraços e

Sucessos que se sucedam sucessivamente sem cessar nessa sua luta missionária.

P.S.: Em frente o apto em que moro, na antiga 12, no Alecrim, há um terreno em questão que tem algumas árvores frondosas, uma cajazeira, uma pitombeira, carregadinha, e duas outras árvores que não sei o nome. Sei que produzem umas vagens que os sanhaçus e os bem-te-vis comem, nesse tempo chuvoso eles fazem a festa. Maravilha!

Francisco Evangelista

......................................

Amigo Haroldo,

O sexto evento de mobilização e sensibilização na comunidade de Cerro Corá para recuperar a nascente do Rio Potengi, foi um sucesso, ver fotos anexas, tivemos uma procura bastante expressiva dos voluntários e de lideranças as comerciais,padre, representante da Fetarn e do Sindicato rural dos trabalhadores de Cerro Corá.

As assinaturas infelizmente esqueci em Cerro Corá e só poderei trazer no próximo domingo. Precisamos agendar uma conversa.

Grato por toda orientação.

Othon Militão

......................................

Boa tarde a todos/as amigas/os, companheiros/as e vizinhos/as de Ponta Negra e Capim Macio.

Lembram do NEPDN?

(Heitor agora é Professor na UFPB/Campina Grande e Jaqueline está na Alemanha).

Finalmente a Prefeitura apresentou o estudo, feito pelo IBAM- Instituto Brasileiro de Administração Municipal, das questões do Plano Diretor de Natal aprovado em 2007, que exigem regulamentação específica.

Na questão específica dos Planos Setoriais temos um prazo de 45 dias (esse prazo começou a contar no dia 03.06.2011 e foi conseguido pela Dra Gilka da Mata no dia da audiência pública de apresentação das propostas. Temos até o dia 18 de Julho para apresentar propostas). O estudo feito pelo IBAM inclui Ponta Negra e Capim Macio.

Poderíamos nos encontrar para conversarmos sobre o assunto? Aguardo retorno e sugestões de data, horário e local. Temos a Ampa e o Conselho Comunitário. Fátima e Cíntia poderão nos ajudar nessa nova fase.

Nevinha

3219 4078/8723 4079

...............................

A cidade de Santana do Matos recebe de  hoje (27) a quinta-feira (30), o projeto "Minha Cidade, Meu Ambiente", do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN). O projeto leva atividades de educação ambiental e trabalho temáticos a locais como os sítios arqueológicos da região.

O trabalho da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental forma agentes multiplicadores como professores, supervisores, coordenadores e interessados. Questões como o desmatamento da caatinga, a importância dos sítios arqueológicos, poluição sonora e resíduos sólidos serão tratados em palestras.

.................................

Olá Haroldo, uma outra frente onde vcs precisam bater duro é na educação ambiental nas escolas, todas! É preciso investir mais nesta área, trazer novas formas, criar Forest Kindergartens, Forest Schools e por ai vai.O momento é agora. Tá todo mundo aguardando mudanças mais profundas, duradouras.O gosto instintivo dos humanos pela natureza tem que ser correspondido desde cedo.É um direito das crianças e jovens.

abs

Fernando Wucherpfennig

...........