2011 é um ano temático na Psicologia, saiba o porquê




A escolha do tema para este ano de 2011 foi feita com o intuito de promover reflexão, com toda a categoria, sobre a Avaliação Psicológica como um processo complexo, no qual os direitos humanos devem ser garantidos, bem como os princípios éticos e técnicos da profissão, sendo o objetivo final das atividades a qualificação dessa prática no Brasil.

A Avaliação Psicológica é uma das atividades mais utilizadas no campo da Psicologia. Atualmente, a sociedade tem dado maior importância à questão do comportamento humano e o aumento da procura pela Avaliação é notável e vem sendo adotada como uma ferramenta bastante significativa, reconhecida e aplicada em campos como:

Processos Seletivos: onde comporta a escolha de um profissional comportamentalmente apto para determinada função;

Orientação Vocacional: dando ao estudante uma amplitude de possibilidades que se aproximam de um funcionamento inato;

Porte de Armas: além de exigido por lei, estabelece critérios do perfil psicológico do indivíduo, aferindo-se a uma estrutura de personalidade que o torna apto ou não à obtenção do porte de armas;

Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH): através de testagens que verificam a condição de um desempenho adequado no trânsito;

Concursos Públicos: visando verificar características comportamentais e equilíbrio emocional ideal com a sua formação e o exercício da profissão;

Auxílio a Perícias Judiciais: como meio de demonstrar evidências, reconhecer e demonstrar registros psicológicos com veracidade dos fatos, procedidos de alterações que podem ser perceptivas, cognitivas e afetivas.

Cirurgia Bariátrica: O paciente portador de obesidade mórbida, que decide se submeter a tratamento cirúrgico é submetido a uma série de avaliações clínicas. Dentre elas, está a avaliação psicológica, que tem funcionado como o passaporte para a cirurgia e assim tem sido entendida.

Cirurgia de transgenitalização: Os interessados por esta cirurgia devem ser submetidos à avaliação de uma equipe multidisciplinar, no qual suas condições psíquicas são avaliadas pelo psicólogo da equipe com o intuito de saber se o indivíduo está saudável psiquicamente, para enfrentar as mudanças que vai vivenciar como resultado de sua escolha.

A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

A avaliação e descrição da realidade psicológica de alguém fornece ao psicólogo um conjunto de informações, as quais este deve saber interpretar, selecionar e, sobretudo transmitir e devolver. Esta responsabilidade traz consigo uma série de considerações éticas que visam não somente a imparcialidade do processo em si, mas principalmente a humanização deste, tendo como foco, em última instância a preservação da integridade do sujeito avaliado.

A Avaliação Psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos e etc.

Uma das propostas do ano temático é fazer discussões em todas as regiões do país e, no final do processo, realizar evento nacional reunindo todas as contribuições acumuladas. Porém, já é de suma reconhecer a importância de tratarmos com seriedade e responsabilidade esta área em que somos solicitados a atuar, fazendo da nossa atuação um marco de credibilidade tanto para os nossos contratantes quanto para os nossos clientes (candidatos), somente desta forma é que seremos reconhecidos e respeitados.

Conheça mais sobre o ano temático da Psicologia no site:

http://anotematico.cfp.org.br/2011/sobre/

Sobre os eventos de Avaliação Psicológica no Rio Grande do Norte acesse:

http://www.crprn.org.br/wb/