A governadora Rosalba Ciarllinii considerou o VI Salão Nacional do Turismo, aberto nesta quarta-feira (13) em São Paulo, uma grande oportunidade para projetar o Rio Grande do Norte, confirmando o estado como um dos maiores destinos do setor. Para Rosalba, além das praias e outras riquezas naturais, eventos culturais, de negócios e religiosos, o estado terá como atrativo a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Como Natal tem uma das melhores redes hoteleiras do país, condição que reforçou a escolha da capital para ser uma das sedes da Copa, a Governadora gostou de ouvir do ministro do Turismo, Pedro Novais, que o lugar para hospedagem é um dos principais quesitos quando se fala no mundial.
Durante a abertura do evento, que aconteceu no Parque Anhembi, local onde foi instalado o Salão, o Ministro anunciou o lançamento do Cadastro Brasileiro de Hotéis Informatizados. "A ficha dos hotéis não será mais martírio. Ela será feita logo no chek-in do passageiro", adiantou Novais. Isso, para a governadora, vai comprovar que Natal tem uma das melhores redes de hotéis do país.
A profissionalização de guias turísticos e a criação do Centro de Formação Turística, programas que serão lançados pelo Ministério do Turismo, também situarão o RN numa posição confortável, na opinião da Governadora.
Na mesa de abertura do Salão, além de Rosalba Ciarlini, estavam os potiguares Garibaldi Filho, Ministro da Previdência Social, e o deputado federal Henrique Alves. Depois da solenidade, Rosalba recebeu o ministro dos Esportes, Orlando Silva, no stand do RN. O Ministro, ao lado do colega Garibaldi Filho, conheceu um dos principais pratos da gastronomia potiguar, a paçoca de pilão. O Estado também levou para o espaço Vitrine Brasil peças de artesanato para serem comercializadas no evento.