"Um transplante de córnea pode fazer o milagre da recuperação da visão de uma pessoa, apoiar essa campanha é apoiar o renascimento de um sentido importantíssimo na vida de alguém", com essa frase a governadora Rosalba Ciarlini demonstrou o apoio do Governo do RN, no lançamento da campanha Fila Zero de Córnea, que aconteceu nesta sexta-feira, 15, no Hospital da Polícia Militar, em Natal.
A campanha inicia no Estado através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes e do Banco de Olhos, tem como base a aptidão dos hospitais conveniados ao SUS a realizar a captação do órgão,a cobertura da Central de Transplantes na abordagem familiar de possíveis doadores, o compromisso de oferecimento de estrutura mínima adequada para a realização do transplante por parte dos hospitais parceiros da Central de Transplante e intensificação de informações na mídia sobre o procedimento.
A meta, segundo o coordenador da Central de Transplantes, Rodrigo Furtado, é zerar a fila de espera por córnea até o final de 2011. "Este ano, a fila começou com 170 pessoas no aguardo e atualmente o número desceu para 90. Intensificando as informações e trabalhando de maneira coesa com a rede de parceiros queremos acabar com a espera", disse Rodrigo Furtado.
Para Uchoandro Uchoa, coordenador do Banco de Olhos, as metas são ousadas, mas positivas. "Com 20 doações por mês, o que não é muito, podemos acabar com a fila", afirmou Uchoandro.
De acordo com Domício Arruda, secretário de Estado da Saúde Pública, a interiorização da captação no Rio Grande do Norte está sendo uma realidade, e vem a somar com a campanha recentemente adotada pelo Rio Grande do Norte. "É nossa intenção que no futuro a população pode ser atendida em sua própria região, desconcentrando as cirurgias da capital e atendendo de maneira mais homogênea todo o estado", disse Domício Arruda.