Durante o café da manhã desta quinta-feira (14), o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, discutiram o mercado do sal. Eles acertaram detalhes para apresentação de uma emenda que vai proteger o sal potiguar da concorrência com o sal chileno, que chegaria ao Brasil mais barato a partir de 2012.
A emenda vai prorrogar por 10 anos a isenção da tarifa adicional sobre o frete, cobrada para o Fundo da Marinha Mercante. A isenção atual, de cinco anos, termina em dezembro. De acordo com o parlamentar, a emenda vai ser apresentada durante a votação da Medida Provisória 535/2011 que trata dos Tabletes Tecnológicos. "Os dois assuntos estão relacionados com o ministério e, portanto, podem ser tratados numa mesma MP", admitiu o ministro no encontro com Henrique Alves.
"Vamos encontrar uma solução definitiva para esse problema", disse Henrique ao deixar o Ministério do Desenvolvimento. O encontro de hoje foi o desdobramento de uma reunião de bancada com a governadora, o ministro e salineiros realizada, em Brasília, no mês passado. A reivindicação ainda dependia do acordo fechado hoje entre o líder e o ministro para votação da medida em agosto.