Parnamirim sediou segunda etapa de campeonato de surf


Neste último final de semana, a praia de Cotovelo sediou a 2ª etapa do Circuito Smolder Surf Kids, competição que reuniu 60 participantes do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba, distribuídos em seis categorias. Essa foi a primeira vez que Parnamirim recebeu um evento de surf, que teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer. 
Antônio Francisco, 14 anos, foi o campeão da categoria “iniciantes”. Natural da Bahia, radicado há seis anos no Rio Grande do Norte, ele surfa há três anos na praia de Ponta Negra, em Natal. Ele disse que quer se profissionalizar no surf, mas, se não conseguir, tem um “plano B” na manga.

“Eu quero continuar no surf, mas se não der certo, quero me formar em engenharia. Estou estudando pra isso”, contou, assegurando que consegue dividir bem o tempo entre o esporte e os livros.

A etapa de Cotovelo foi a segunda do circuito de surf. No total, serão quatro etapas, mas as duas próximas ainda não foram definidas, porque dependem de patrocínio. Para o secretário de Turismo Esporte e Lazer de Parnamirim, Rogério Santiago, o evento é uma forma de unir turismo e esporte. “É uma maneira de despertar a prática do surf para as pessoas que moram no litoral de Parnamirim”.

Victor Costa, 11 anos, foi o campeão da categoria Grommets, para competidores até 12 anos. Ele contou que a sensação de participar e vencer, pela primeira vez, uma competição de surf foi “muito boa”. Estudante do 6º ano do ensino fundamental, disse que seu ídolo no esporte é o africano Jordy Smith e revelou que quer seguir os passos do ídolo. “Quero crescer no surf”, disse, em tom empolgado.

Os outros campeões foram Emanoel Tobias (categoria mirim), o potiguar Fabrício Rocha de apenas sete anos foi campeão na categoria Kids (sub8), o alagoano Wellington Reis alcançou a primeira colocação na categoria Petit (sub10). Os potiguares também arrasaram nas manobras e levaram a primeira colocação na categoria Iniciante (sub14) com Antônio Francisco, e Júnior (sub18), Deivson Santos e na categoria pais de ateltas o campeão foi Ivan Medeiros. 

O vencedores ganharam um bloco para prancha e os quatro primeiros classificados em cada categoria também receberam kits da Smolder. Ao final das quatro etapas do Circuito Surf Kids, serão distribuídas cinco passagens aéreas, ida e volta, para qualquer lugar da América do Sul entre os campeões gerais das categorias Kid, Petit, Grommets, Iniciante, Mirim e Júnior. 
Fonte: Assessoria de Parnamirim