SET e Jucern assinam convênio para integração de serviços

Na manhã desta quinta-feira (14), a governadora Rosalba Ciarlini assinou um convênio com a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern) visando a modernização e integração dos serviços através de um sistema compartilhado com a Secretaria de Estado da Tributação (SET).  Agora, contadores e empreendedores potiguares terão mais agilidade na hora de realizar serviços vinculados aos dois órgãos.
O convênio reflete em uma melhora no atendimento ao contribuinte, já que o registro de empresas e o compartilhamento de informações serão utilizados por meio da internet. Um exemplo da melhoria dos serviços será a possibilidade dos contribuintes do interior do estado resolverem assuntos relativos à abertura, extinção ou distrato de empresas e alteração cadastral direta, nas Unidades Regionais de Tributação (URT´s) localizadas por todo o estado. Anteriormente, o mesmo serviço poderia ser realizado somente em Natal ou Mossoró.
Para que o trabalho seja ainda mais eficiente, servidores fazendários serão disponibilizados pela SET e farão o atendimento aos contribuintes em todas as URT´s  do interior, exceto para a cidade Mossoró, que já possui um serviço similar realizado por servidores da própria Junta Comercial. Questões relacionadas à Tecnologia de Informação (TI) também estarão inseridas neste atendimento.
A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou a importância da assinatura do convênio explicando que "antes, cada órgão do Governo do Estado funcionava como um governo isolado, mas quando trabalhamos em equipe, diminuímos os custos e aumentamos a eficácia. Se a Junta Comercial trabalha no registro das empresas, a Tributação tem que estar atualizada com esse registro. Isso se torna mais fácil porque eles trabalharão unificados, modernizando e integrando".
O secretário de Estado da Tributação, José Airton da Silva, expôs a celeridade no procedimento e o não deslocamento de empreendedores e contadores para Natal ou Mossoró. "Não é necessário, por exemplo, que seja dada entrada em uma documentação em Assú, local onde não temos esse serviço. Também serão beneficiadas outras localidades onde haja uma Central do Cidadão. É um grande serviço principalmente para quem trabalha com a área contábil, sem custo e com muita agilidade", disse o secretário.