Prefeito empossa novos membros do Conselho da Cidade do Natal



Os novos membros do Conselho da Cidade do Natal (Concidade) foram empossados pelo prefeito Carlos Eduardo na tarde desta sexta-feira (08), em solenidade realizada no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O colegiado é composto por 52 conselheiros entre  titulares e suplentes que ficarão nos cargos no triênio 2014/2017,  com representantes do poder executivo municipal e da entidade civil organizada, por meio de entidades e movimentos sociais e representantes territoriais das quatro regiões administrativas da capital potiguar.

O Conselho da Cidade do Natal é um órgão colegiado, de natureza permanente, deliberativa, consultiva e propositiva, sendo componente da estrutura administrativa do poder executivo municipal, constituindo-se parte integrante da gestão urbana do município e do sistema nacional de política urbana. O executivo municipal, por meio da secretaria do Gabinete do Prefeito, assegurará a organização do Concidade, fornecendo os meios necessários para sua instalação e funcionamento.

Este colegiado tem por objetivo fiscalizar, estudar, analisar, propor e aprovar diretrizes para o desenvolvimento urbano da cidade, promovendo a compatibilização e a integração do planejamento e das ações de gestão do solo urbano, saneamento ambiental e mobilização urbana.

Carlos Eduardo saudou a presença de todos os membros na solenidade e destacou a importância do momento para o município, já que os conselheiros empossados irão acompanhar de perto as diretrizes para o nosso desenvolvimento urbano, dentro de uma ótica que idealizamos como uma cidade melhor para todos, seguindo os paradigmas propostos pelas Nações Unidas na construção de uma cidade saudável, regida pelos princípios do desenvolvimento sustentável, entendido como economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente equilibrado.

O prefeito destacou ainda que a diversidade de representantes do Concidade é salutar para as discussões que existirão no colegiado. "Os conselheiros irão compartilhar conosco os processos de decisão política que balizarão o futuro da nossa cidade", pontuou. O chefe do executivo municipal encerrou o seu pronunciamento, dando boas-vindas aos novos membros do Conselho da Cidade do Natal e reforçando o compromisso de todos de lutar pelo bem estar do cidadão natalense. "Com toda certeza, os senhores e as senhoras enfrentarão tarefas árduas, mas asseguro desde já que serão também altamente prazerosas. Afinal, estaremos trabalhando por uma cidade que todos nós sonhamos. Mais justa, mais igual e muito melhor de se viver".

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Alexandro Chaves, foi um dos conselheiros empossados e falou em nome de seus companheiros de colegiado. Ele parabenizou a administração pela retomada do Concidade e defendeu que tudo o que for debatido durante as reuniões do conselho seja realmente posto em pratica pela administração. "O município de Natal da um passo importante com a instalação do conselho e esse gesto mostra o espírito democrático dessa gestão. Agora para as nossas discussões não se tornarem mortas é preciso que as sugestões surgidas sejam analisadas e caso sejam viáveis e tragam uma melhora na qualidade de vida dos munícipes possam ser aplicadas".


Fotos: João Maria Alves
Assessoria