Descoberta molécula que faz o câncer de cólon crescer

Pesquisadores estudam bloquear o óxido nítrico, essencial para o desenvolvimento do câncer de cólon

O óxido nítrico (NO) ajuda o câncer de cólon a crescer. É o que descobriram os pesquisadores da Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Católica de Roma. Segundo o estudo, as células-tronco tumorais produzem o óxido nítrico em grande quantidade e essa molécula é indispensável para o desenvolvimento do tumor. Não somente: a partir dos experimentos pré-clínicos, foi descoberto que, bloqueando a produção, é possível inibir a progressão da doença.

"O estudo conseguiu identificar no óxido nítrico (NO) uma molécula 'chave', que regula a propriedade das células-tronco e do crescimento dessas células-troncos tumorais do câncer de cólon", disse a pesquisadora Maria Ausiliatrice Puglisi.

Estas observações, concluídas seja in vitro como in vivo, são importantes porque evidenciam um novo mecanismo fundamental para a sobrevivência das células-tronco tumorais e, portanto, para o crescimento e propagação dos tumores de cólon.

"O nosso grupo de pesquisa, há mais de 10 anos, se ocupa do isolamento e da caracterização das células-tronco tumorais das neoplasias do trato gastrointestinal. Essas células, que estão na base do crescimento tumoral e da formação de metástases, constituem hoje a nova fronteira de luta contra os tumores; de fato, individualizar e comprender os mecanismos que regulam a sua biologia complexa poderá permitor o desenvolvimento de novas abordagens prognósticas e terapêuticas em oncologia", disse Antonio Gasbarrini, diretor da Unidade Operaiva Complexa (UOC) de Medicina Interna, Gastroenterologia e Hepatologia do Policlínico A. Gemelli.

IG