Parnamirim: Descaso em entrega de resultado na Maternidade Divino Amor

Imagem: Tribuna do Norte

A "Divino Amor" é uma maternidade criada pela Prefeitura de Parnamirim para, assim como o nome aduz, trazer amor e tranquilidade às mães em todo processo de gravidez, parto e pós-nascimento. Apesar de alguns setores funcionarem a contento, um importante teste, o Teste do Pezinho, que é realizado no local, está deixando esse “amor” um pouco de lado, pois o mesmo não está sendo entregue em tempo hábil e, pior, sem prazo entrega. Essa demora está trazendo muitos transtornos às mães e aos bebês.

O teste do Pezinho é um exame que tem o intuito de identificar anormalidades e prevenir uma série de doenças. Este é um dos exames mais importantes.

Descaso: Resultado tem tempo indeterminado para entrega

O Teste é realizado com frequência pela Maternidade Divino Amor, porém a entrega do resultado não obedece a uma regra, ou seja, com tempo indeterminado. 

Uma mãe que realizou o teste na referida maternidade disse à nossa equipe que já procurou diversas vezes o setor com intuito de receber o resultado e sempre informam que “não chegou” ou que “demora um pouco”. Nesse “Demora um pouco”, como nossa equipe pode conferir,  já se passaram quase 5 meses e nada foi entregue.

Segundo a Maternidade o teste é feito por um laboratório que demora a entregar.

Este teste, também chamado de triagem neonatal consegue detectar em torno de 8 doenças segundo o Médico Dr. Dráuzio Varela. Entre elas estão a Anemia falciforme, Deficiência de biotionidase, Fenilcetonúria, Galactosemia, Glicose 6-fosfato desidrogenase, Hipotireoidismo congênito, Hiperplasia congênita da supra-renal e Toxoplasmose

Transtorno

A demora para o recebimento de um resultado pode acarretar vários transtornos à mãe e até ocasionar a morte da criança pode não ter um diagnóstico precoce.

Maternidade não dá informações 

Entramos em contato com a Maternidade, porém, tivemos dificuldade em conseguir informações mais precisas quanto aos motivos que levam um simples teste demorar tempo injustificável para ser disponibilizado o resultado

Até o fechamento desta matéria não conseguimos contato com a Direção da “Divino Amor” para encontrar uma forma de resolver essa questão que é, no mínimo, um transtorno para a população e principalmente para as mães e crianças que necessitam de um diagnóstico precoce de uma série de doenças.