Parnamirim recebe oficinas de formação sobre Prevenção de Drogas

O município de Parnamirim, na região metropolitana da Natal, receberá oficinas de formação para a implementação de programas de prevenção ao uso prejudicial de drogas, entre os dias 16 e 18 de fevereiro. A ação é direcionada a professores do nível fundamental e profissionais das áreas de saúde e assistência social. A previsão é de que tais profissionais repassem os conteúdos a mais de mil alunos em doze escolas da região.

Serão desenvolvidos três programas programas: Jogo Elos (destinado a alunos entre 6 a 10 anos), #Tamojunto (direcionados a alunos a partir de 13 anos) e Famílias Fortes (voltado para pais e responsáveis de adolescentes de 10 a 14 anos). A iniciativa reúne esforços do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Governo do Estado, Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Ministério da Saúde.

Durante os dias de formação, os professores estudam os conteúdos dos programas, aprendem a conduzir as intervenções em sala de aula e nos serviços e refletem sobre a realidade local. É o momento de desenvolver tanto habilidades como autoconhecimento relacionado a habilidades de vida,  autocontrole, crenças normativas e outros temas que incidem na prevenção do uso de drogas. A implantação dos programas faz parte do projeto "Transformando Destinos",  do Ministério Público do Rio Grande do Norte, lançado em abril de 2015, que atua nas questões relacionadas ao enfrentamento ao álcool e outras drogas nos municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró, apresentando estratégias concretas, a partir da integração de diversos parceiros, com base em ações de prevenção e cuidado.

Serviço:

Formação de duas turmas dos projetos Jogo Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes:
Datas: 15 e 16 de fevereiro (primeira turma), 16 e 18 de fevereiro (segunda turma).
Horário 9h às 17h.
Local: Escola Municipal Profa. Ivanira de Vasconcelos Paisinho (Avenida Castor Vieira Régis, 424, Cohabinal, Parnamirim/RN (ao lado da BR 101 e da Prefeitura Municipal de Parnamirim).