Califórnia aumenta de 18 para 21 anos idade mínima para fumar

Imagem: DNpt
O governo do estado norte-americano da Califórnia elevou a idade legal para fumar dos 18 para os 21 anos, dentro de um conjunto de medidas legislativas que regulam também os cigarros eletrônicos.

Após a aprovação no legislativo local no último dia 10 de março, o projeto de lei aguardava apenas a assinatura do governador, o democrata Jerry Brown, que rubricou a nova norma ontem (5).

Deste modo, a Califórnia, o estado mais povoado dos Estados Unidos, com 39 milhões de habitantes, juntou-se ao Havai. Os dois estados têm agora a idade mínima para fumar mais elevada dos Estados Unidos.

Este novo pacote de medidas sobre o tabaco foi aprovado apesar da rejeição da maioria dos deputados republicanos.

O senador democrata Ed Hernández, que apóia a iniciativa, assinalou em março que a medida vai salvar vidas porque fará com que menos adolescentes comecem a consumir tabaco.

Hernández disse ainda que a “feroz” oposição da indústria tabagista a este projeto de lei demonstra que o seu modelo de negócio se baseia em “promover e vender este veneno a crianças”.

A regulação californiana proíbe também que os cigarros eletrônicos sejam usados em restaurantes, teatros, cinemas e outros espaços públicos onde o tabaco tradicional já era proibido.

Da Agência Lusa
Edição: Denise Griesinger